O grande nome alemão da música coral Rolf Beck, que há mais de quatro décadas vem lançando bem-sucedidas formações do gênero, apresenta pela primeira vez no Brasil seu projeto de maior sucesso: o Chorakademie Lübeck, que inclui vários brasileiros entre os cerca de 60 cantores que virão ao País. A atração internacional faz parte da Temporada 2015 do Mozarteum Brasileiro e se apresenta nos dias 23 e 24 de junho, na Sala São Paulo.
No repertório, além da grandiosa Carmina Burana para Dois Pianos e Percussão, de Carl Orff (1895-1982), estão Canções Ciganas para Coro e Piano e Quatro Quartetos para Coro e Piano, ambas de Johannes Brahms (1833 -1897); Ständchen para Solo, Coro Masculino e Piano, de Franz Schubert (1797 -1828); e Vida Cigana para Solistas, Coro e Piano, de Robert Schumann (1810-1856).
Carmina Burana estreou em Frankfurt em 1938 e, de acordo com o jornal britânico The Telegraph, é a peça clássica mais ouvida no mundo desde que foi gravada. Foi e continua sendo usada em centenas de filmes, comerciais, programas de TV e eventos dos mais diversos. Já faz parte do inconsciente coletivo de tão famoso que é seu primeiro e último movimento, Fortuna Imperatrix Mundi, mesmo para quem não o identifica pelo título.
As Canções Ciganas, de Brahms, se revelam divertidas e dinâmicas ao utilizar textos do folclore húngaro em alemão, e os Quatro Quartetos são mais coesos do que as obras anteriores do compositor, baseadas em diálogos. Em Ständchen, “o cantor exorta sua amada a fazê-lo feliz”, segundo anotações no próprio manuscrito de Schubert. E com o tema recorrente, Vida Cigana, de Schumann, musicaliza os poemas de Geibel com uma descrição colorida de um acampamento cigano.
As apresentações de Carmina Burana na Temporada 2015 do Mozarteum terão um destaque especial: a soprano brasileira Lilian Giovanini. Ela e outros brasileiros integram a Chorakademie Lübeck, que reúne cantores de várias nacionalidades. Os concertos contam ainda com a participação de dois pianistas e de um grupo de percussão convidado: o Percussivo USP, dirigido em São Paulo pelo maestro Ricardo Bologna. O barítono eslovaco Peter Mazalan e o tenor armênio Berj Karazian também são destaques das apresentações da Chorakademie Lübeck em São Paulo.
Serviço – Coral Chorakademie Lübeck
Sala São Paulo
Pça. Júlio Prestes, 16, Centro – São Paulo, SP
(11) 3367-9500
23 e 24 de junho
Ingressos: R$ 120,00 a R$ 350,00
Deixe um comentário