Santo André recebe exposição inspirada no universo das HQs

Sesc_HQ

A partir do dia 11 de dezembro, a galeria do Sesc Santo André recebe a exposição Cidades em Tiras: a metrópole brasileira através das Histórias em Quadrinhos. Com mais de cem revistas originais, produzidas entre os anos 1980 e 1990, a mostra apresenta trabalhos de quadrinistas como Fernando Gonsales, Marcatti, Spacca, Laerte, Adão, Luís Gê, Newton Foot, Angeli, entre outros. São artistas que conceberam representações singulares sobre as metrópoles brasileiras, ganhando repercussão artística nacional e internacional. Nas páginas dessas revistas surgem cidades caóticas, violentas, com seu tráfego de veículos eternamente congestionado, socialmente tensa e portadora de edifícios que impedem uma visão para além do concreto.

 Há certo senso comum de que os anos 80 no Brasil constituíram um período culturalmente pobre, dominado por uma indústria de entretenimento alienante e de baixa qualidade. Se por um lado é fato que essa produção cultural predominou nos meios de comunicação de massa, por outro, houve também um forte contraponto, nascido num cenário menos comercial, que tem nas histórias em quadrinhos um de seus carros-chefes.

Vale lembrar que todo esse movimento artístico cultural surgiu em um Brasil que acabara de se libertar de um sistema político autoritário: o Regime Militar. As revistas e tirinhas em exposição também comentam a elaboração da Constituição de 1988, além do movimento Diretas Já, importante passo da sociedade brasileira rumo à abertura democrática no início da década de 1980.

Oriundos, em sua maioria, da imprensa alternativa que lutava contra o regime militar e buscava trabalhar com novos elementos gráficos e estéticos do universo da contracultura e do underground, os novos artistas quadrinistas procuravam renovar a linguagem dos quadrinhos e assim o fizeram. As publicações eram voltadas para um público adulto e partiam de editoras pequenas. Revistas como Chiclete com Banana, Geraldão, Circo, Piratas do Tietê e Níquel Náusea traziam um leque de temas e suas narrativas calcadas no humor visual convergiam para um único cenário: as grandes cidades.

Neste sentido, deve-se pensar que o cenário metropolitano teve influência fundamental na própria composição das histórias e personagens, pois este é ponto de partida para as atitudes, pensamentos, emoções e a própria linguagem presentes nas HQs. 

 A exposição constitui, portanto, uma oportunidade para o público refletir sobre as representações feitas sobre as cidades brasileiras partir de um viés pouco convencional, o das histórias em quadrinhos.

 A exposição, que conta com equipe de educadores e programação integrada, pretende reproduzir em diversos tamanhos e formatos histórias em quadrinhos contidas nas revistas Chiclete com Banana, Piratas do Tietê, Geraldão, Circo, e Níquel Náusea, as quais abordam as cidades brasileiras como cenário e desnudam o comportamento de seus personagens, figuras intimamente ligadas aos modos de vida nas grandes metrópoles.

 À frente da curadoria está André Luís Sanchez Cezaretto, graduado em História pela Universidade de São Paulo, especialista em História, Sociedade e Cultura e mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em sua pesquisa de mestrado, Luís abordou a revista Chiclete com Banana como fonte de pesquisa histórica, trabalhando com temas referentes à vida urbana na cidade de São Paulo durante a década de 1980. Foi responsável por ministrar, em 2012, o curso “De Quadro a Quadro: introdução à história das HQs”, nas Caixas Culturais de Brasília, Salvador e Recife.

Serviço

Cidades em Tiras: a metrópole brasileira através da História em Quadrinho
Local: Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar, Santo André
De 11 de dezembro a 9 de março, 2014
De terça a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 10h às 20h e domingos, das 10h às 19h (nos dias 24, 25 e 31 de dezembro 1º de janeiro, a Unidade estará fechada
Entrada franca

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.