Um dos primeiros eventos dedicados à imagem eletrônica, o Videobrasil completa nesta edição 30 anos. Se em 1983, no Brasil, a videoarte dava seus primeiros passos em direção à inovação e a forma narrativa de contestar e contar histórias, hoje quem pode narrar tantas e mais tantas histórias é o próprio Videobrasil.
Ao longo de sua trajetória, o evento atuou de forma inovadora em torno da arte e da imagem em movimento, sendo um dos protagonistas na ativação da cena de produção e experimentação em vídeo a partir do período pós-ditadura militar.
Os 30 anos do evento poderão ser vistos na Exposição “Panoramas do Sul”, que reúne obras de 94 artistas e uma mostra, em formato de grande instalação. É através desta que o público poderá ver os destaques das edições desde 1983, ano de nascimento do Videobrasil.
Aberta desde 2011 a todas as linguagens e formatos, a mostra competitiva “Panoramas do Sul” concentra, nesta edição, instalações, videoinstalações, desenhos, esculturas, pinturas, livros de artista e vídeos. Os 94 artistas selecionados deste ano trouxeram à comissão curadora o desafio de mapear a produção contemporânea de América Latina, Caribe, África, Oriente Médio, Europa do Leste, Sul e Sudeste asiático e Oceania. As questões estéticas, políticas, sociais e subjetivas que caracterizam tanto a contemporaneidade de modo mais geral, quanto as tensões específicas do circuito Sul estão presentes nos trabalhos desses artistas.
Coube ao Sesc Pompeia a responsabilidade de sediar esta edição de “Panoramas do Sul”, ocupando o 2º andar do ginásio esportivo com um total de 106 obras.
Em paralelo ao Festival, acontecem também os “Programas Públicos” que se organizam em oito focos, todos com convidados especiais nacionais e internacionais que participarão das atividades em formatos diversos.
Confira a programação da Semana de Abertua do evento:
Exposição 30 Anos e Panoramas do Sul
Performances/Sec Pompeia
7 de novembro
Sem Título, Cão, às 20h
8 de novembro
O Samba do Crioulo Doido, de Luiz de Abreu, às 20h30
Première – Cinesesc
8 de novembro
Deserto Azul – longa-metragem de Eder Santos, às 16h
Lançamento – Sesc Pompeia
10 de novembro
Rotas para Pesquisa Artística em 30 anos de Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, às 15h30
Premiação Panoramas do Sul/ Teatro Sesc Pompeia
10 de novembro, às 20h
Programas Públicos
Encontros no Sesc Pompeia
6 de novembro
Curadores apresentam exposições e ações, às 11h
Pelo Mundo: Processos e Sentidos da Internacionalização na Arte, às 15h
8 de novembro
Territórios do Sul: Experiências, cidades e fronteiras, às 1h
Natureza Mágica, às 16h
9 de novembro
Design, conceito e espaço, às 11h
10 de novembro
Hospitalidade e Políticas da Mobilidade, às 11h
A “Transnacionalidade” como horizonte, às 14h
A programação completa do evento que vai até o dia 2 de fevereiro, 2014, você encontra aqui
Deixe um comentário