A Semana da Consciência Negra ganha destaque na programação do Cineclube Latino-Americano com cinco longas que serão exibidos entre os dias 20 e 24 de novembro. Entre eles, duas obras de Nelson Pereira dos Santos, caso de Tenda dos Milagres e Amuleto de Ogum.
Endossam a homenagem do cineclube o Festival CineFantasy – Trilogia de Fábulas Negras, do cineasta Rodrigo Aragão, que debaterá com o público.
A programação normal, com exibição todos os sábados às 17h, foca no ciclo de comédias latino-americanas. Entre as grandes obras do gênero se destacam o Discreto Charme da Burguesia, de Luis Buñuel.
Os filmes estão em cartaz no Pavilhão de Criatividade e o valor do ingresso é de R$ 5 por sessão.
Ciclo Comédia Latino-americana
Dia 09 – Morte de um Burocrata, de Gutierrez Aléa
Após a morte do tio, um jovem precisa desenterrá-lo para pegar a carteira de trabalho que ficou junto do corpo, tarefa que o colocará diante de todo aparato enrijecido do regime numa Cuba revolucionária ainda jovem. Para que sua tia possa receber a pensão do falecido, o documento não pode faltar ao governo, sob pena de não concessão do benefício. É então iniciada uma trama de problemas que não se resolverão com facilidade.
Dia 16 – O discreto charme da burguesia, de Luis Buñuel
Buñuel tece uma crítica aos hábitos e atuações burgueses e algo mais. Ao utilizar suas habituais incursões em imagens de sonhos e devaneios inconscientes, o filme ganha força, elevando-se de um simples comentário sarcástico para uma verdadeira obra-prima cinematográfica.
Mostra Semana da Consciência Negra
Dia 20, às 18h
Tenda dos Milagres, de Nelson Pereira dos Santos
Baseado em Jorge Amado, discute a relação da cultura e religiosidade negra, no contexto da Bahia.
Dia 21 de novembro, às 20h
Amuleto de Ogum, de Nelson Pereira dos Santos
Um violeiro cego conta a história de um menino cujo pai e irmão foram assassinados.
Exibição do curta-metragem Now, de Santiago Álvarez/Cuba.
Dia 22 de novembro, às 20h
Quanto Vale ou é Por Quilo?, de Sergio Bianchi
Exibição do curta-metragem “10 centavos”, de Cesar T. Oliveira.
Dia 23 de novembro, às 17h
Nosotros, afroperuanos, de Gabriela Watson e Danielle Almeida
Exibição dos curtas-metragem
m cartaz no Pavilhão de Criatividade e acesso mediante taxa de manutenção de R$ 5 por sessão.
de Leandro Goddinho.
Dia 24 de novembro, às 17h
Documentário Raça, de Joel Zito Araújo
Exibição dos curtas-metragem curta metragem “Mumbi – 7 cenas pós Burkina”, de Viviane Ferreira,“Hip Hop com Dende”, de Fabiola Aquino e Lílian Machado.
Festival CineFantasy – Trilogia de Fábulas Negras
Dia 30 de novembro, às 16h
Mangue Negro, de Rodrigo Aragão
Depois que um mangue é contaminado de forma inexplicável, uma comunidade humilde é chacinada por zumbis. Mocinho e mocinha lutam para sobreviver e, como se fosse possível, encontrar uma cura.
Dia 30 de novembro, às 18h
A Noite do Chupacabras, de Rodrigo Aragão
Uma rixa entre duas famílias, Silva e Carvalho, é a distração perfeita para camuflar os ataques dos chupacabras. Enquanto os rivais entram em combate, a sinistra criatura lambe de sangue vítimas sem chance de defesa. Num clima de bang-bang e fábula épica, A Noite dos Chupacabras promete belos banhos de sangue, muito tiros e um monstro 100% latino-americano.
Dia 1º de dezembro, às 15h
Mar Negro, de Rodrigo Aragão
A estranha mancha negra se aproxima do litoral trazendo morte e destruição para uma vila de pescadores. Na desesperada fuga pela sobrevivência o solitário Albino luta pelo grande amor da sua vida arriscando a própria alma.
Deixe um comentário