Com texto e direção de Leonarda Glück, o coletivo curitibano Selvática Ações Artísticas apresenta, em São Paulo, em curta temporada de 2 a 4 de outubro, Iracema 236ml – O Retorno da Grande Nação Tabajara, uma releitura contemporânea da trágica história de amor entre a índia tabajara e seu colonizador, imortalizada no romance-épico-lírico (na definição de Machado de Assis) Iracema, de José de Alencar (1829-1877).
Na montagem de Iracema 236ml – O Retorno da Grande Nação Tabajara, aqui ironicamente transmutado em produto envasado, o texto de José de Alencar encontra vida falante na forma de manifesto literário-teatral.
A realidade cultural lírica do início do século 17, retratada na obra de 1865, é transportada para um atribulado cenário brasileiro atual, pós-industrialização, afetado pelo avanço tecnológico, pelas discussões de gênero e pela velocidade comunicacional que a contemporaneidade suscita.
Com espetáculo multimídia, a encenação dialoga com a cenografia digital do paulistano Danilo Barros (Modular Dreams) e a projeção contínua de vídeos, inspirados nos cenários pictóricos pintados em grandes telas no século 19.
O espetáculo, de 2014, foi criado com o apoio do Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e a circulação, que, além de São Paulo,inclui Rio de Janeiro, Curitiba e Fortaleza, é realizada por meio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2014.
Iracema 236ml – O Retorno da Grande Nação Tabajara
Dias 2, 3 e 4 de outubro (sexta a domingo), às 21h. Complexo Cultural Funarte SP – Sala Arquimedes Ribeiro – Alameda Nothmann, 1.058 – Campos Elíseos – (11) 3662-5177.
Deixe um comentário