SP: Mostra exibe filmes do diretor francês Maurice Pialat

Maurice Pialat em cena de Sob o Sol de Satã, que levou a Palma de Ouro, de 1987
Maurice Pialat em cena de Sob o Sol de Satã, que levou a Palma de Ouro de 1987

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo apresenta até o dia 29 de dezembro a mostra Cinema de Maurice Pialat. O cineasta francês, morto em 2003, aos 78 anos de idade, foi um dos principais cineastas da década de 1970. Seu filme Sob o Sol de Satã deu a ele a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1987.

A mostra apresentará todos os longas-metragens do diretor, entre eles Loulou (1980), Aos Nossos Amores (1983) e Van Gogh (1991). Este se tornou um de seus filmes mais conhecido do grande público, ao retratar os últimos 61 dias na vida do pintor holandês.

Antes de ser cineasta, Pialat estudou na escola de Artes Decorativas de Paris e trabalhou como pintor. No cinema, foi grande expoente da pós-Nouvelle Vague francesa. Em seus filmes, os atores ganhavam destaque, com narrativas construídas de forma a valorizar a improvisação do elenco.

Na maioria de seus filmes, Pialat procurou retratar personagens transgressores e deslocados da sociedade francesa. Já sua experiência como pintor pode ser notada na força das imagens que ele projeta na tela de cinema. 

Serviço
CCBB – São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 
Ingressos entre R$ 2 e R$ 4


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.