SP: O artesanal, o bordado e a tradição

Arredores da comunidade da Ilha do Ferro, às margens do rio São Francisco. Foto: Kiko Ferrite
Arredores da comunidade da Ilha do Ferro, às margens do rio São Francisco. Foto: Kiko Ferrite

Na pequena comunidade da Ilha do Ferro, localizada às margens do rio São Francisco (AL), “boa-noite” não se resume a saudação cordial dada aos vizinhos. “Boa noite” é também uma antiga técnica de bordado praticada por quase todas as moradoras da região de 25 mil habitantes. A tradição, passada de mãe para filha, mantém-se viva ainda hoje graças a ações de apoio a esta arte que não se sabe bem ao certo como chegou por lá.

Toda essa tradição viajou até São Paulo e se encontra no museu do objeto brasileiro A CASA até o dia 18 de dezembro. “Boa Noite, Ilha do Ferro” é o resultado do trabalho desenvolvido pelo designer Renato Imbroisi e artesãs da Cooperativa Art-Ilha.

Após uma visita de diagnóstico para identificar as principais dificuldades da Cooperativa, o projeto realizou oficinas de criatividade, desenvolvimento de novos produtos e gestão comercial.

A exposição reúne almofadas, toalhas de mesa e de lavabo, jogos americanos, guardanapos, colchas, cortinas, marcadores de livro, entre outras novidades a serem conferidas na exposição.

O objetivo do projeto é tornar os produtos artesanais desenvolvidos na Ilha do Ferro conhecidos em todo o país, possibilitando um reconhecimento ainda maior desta técnica tradicional de bordado, bem como a melhoria de vida das artesãs.

 Ilha_do_Ferro_BORDADEIRAS_foto_Kiko_Ferrite0419_bx - Cópia
Serviço
“Boa Noite, Ilha do Ferro”
Local: A CASA museu do objeto brasileiro
Rua Cunha Gago, 807 – Pinheiros  
Visitação: de 28 de novembro a 18 dezembro de 2013
De segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábados, das 12h às 16h
Entrada Franca


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.