O Terça Tem Teatro, proposta do Itaú Cultural que leva peças ao espaço todas às terças-feiras, apresenta Ressaca, inédita no Brasil, da companhia belga Gare Centrale, no próximo dia 5. O grupo de teatro foi fundado pela atriz Agnès Limbos, um dos maiores nomes mundiais do teatro de objetos. A apresentação marca o encontro da artista com os brasileiros do Sobrevento, uma das principais referências nacionais da animação no exterior, e é fruto do projeto Teatro de Objetos: Desumanização Nas Grandes Cidades. O espetáculo também será exibido no fim de semana dos dias 9 e 10 de maio.
O grupo paulista Sobrevento é um dos poucos representantes do teatro de animação no País que têm se dedicado ao público adulto. Considerados internacionalmente como um dos maiores expoentes brasileiros do gênero, foi criado em 1986 e vem desde 2010 focando sua pesquisa no Teatro de Objetos – linguagem artística que propõe o uso de objetos prontos no lugar de bonecos construídos para a cena.
Dirigida por Françoise Bloch, o enredo de Ressaca é comandado por um casal à beira de um ataque de nervos, apresentando um teatro de objetos sofisticado, criado a partir de diálogos e de música. Em uma metáfora à situação da Europa, a história do casal que perdeu a casa, o carro e as roupas, e segue em um barco velho para a África para se reerguer, é criada a partir de um jogo de interpretação, canto e narração entre Agnès e o ator Grégory Houben, responsáveis pelo efeito de revelar ao espectador o seu ponto de vista em relação à cena.
Proposto e idealizado pelo Sobrevento, o projeto Teatro de Objetos: Desumanização Nas Grandes Cidades é a ideia de intercâmbio do grupo com grandes nomes da cena internacional do teatro de objetos para uma criação colaborativa do novo espetáculo da companhia brasileira, além da apresentação de peças e a realização de oficinas abertas, direcionadas a profissionais.
Serviço – Peça Ressaca, da Cia. Gare Centrale
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
(11) 2168-1776
Dias 5 e 9 de maio às 20h; dia 10 às 19h
Gratuito (ingressos distribuídos com 30 minutos de antecedência)
Espetáculo em inglês com legenda em português
Deixe um comentário