O Theatro Municipal de São Paulo estreia, no dia 30 de maio, a ópera em três atos Eugene Onegin, do celebrado compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, fazendo parte do terceiro título da temporada lírica 2015 do teatro. A montagem terá, ao todo, sete apresentações nos dias 31 de maio, 2, 4, 6, 7 e 9 de junho. A direção cênica ficará por conta do italiano Marco Gandini, enquanto a direção musical e a regência estarão a cargo do maestro francês Jacques Delacôte, que já esteve a frente de orquestras como a New York Philharmonic, San Francico Simphony, London Symphony, entre outras.
Gandini voltará a dirigir um espetáculo no Municipal depois de sua bem sucedida Tosca, na temporada 2014, que foi uma das finalistas a melhor ópera do ano segundo a Revista Concerto. Para a obra Eugene Onegin, o diretor optou por uma montagem que traduz a simplicidade das partituras do compositor.
Para contar a história do jovem russo entediado com sua vida aristocrata, Gandini traz ao palco do Municipal algumas soluções cenográficas de alta tecnologia e, ao mesmo tempo, cria espaços amplos que possam evidenciar ainda mais a atuação dos cantores em cena.
Em cena, três mundos representados trazem referências da natureza e paisagens campestres da Rússia, de um cenário urbano e aristocrata de São Petersburgo, e de um terceiro mundo mais abstrato no qual o diretor brinca com distorções, luzes e reflexos para se aprofundar nos sentimentos dos personagens. No elenco, destaque para o barítono ucraniano Andrei Bondarenko, que interpreta Eugene Onegin; para a soprano russa Svetlana Aksenova que viverá Tatyana; e para o tenor brasileiro Fernando Portari que será o poeta Lensky.
Eugene Onegin
A ópera em três atos do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893), com libreto de Konstantin Shilovsky, é baseada no folhetim homônimo de Aleksandr Púchkin (1799-1837). Conta a história de Eugene Onegin, jovem aristocrata, militar, russo, que herda uma fortuna do tio e permanece solteiro por medo de responsabilidades.
Onegin torna-se um grande admirador do jovem poeta Vladimir Lensky e se apaixona por sua cunhada, Tatiana Larina. A jovem confessa seu amor por meio de uma carta, atitude que a sociedade russa recrimina para uma jovem solteira. Entretanto, Onegin acaba flertando com Olga Farina, noiva de Lensky. Os dois acabam duelando e Onegin mata Lensky, sendo posteriormente absorvido pelo remorso.
Serviço – Ópera “Eugene Ogenin”, de Tchaikovsky
Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/n – República, São Paulo – SP
(11) 3053.2100
30 de maio às 20h; 31 de maio às 18h; 2, 4, 6 e 9 de junho às 20h; 7 de junho às 18h
Ingressos: de R$ 50,00 a R$ 120,00, com meia-entrada para todos os setores
Deixe um comentário