O fotógrafo Thomas Valentin expõe a mostra “Tempos”, no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, a partir desta quarta-feira (14). São 22 imagens que apresentam a degradação da Estação Leopoldina, para muitos a antiga porta de entrada da cidade carioca. Fechado desde 2001, o local tornou-se um espaço de locomotivas abandonadas. “Tenho interesse em mostrar a ação do tempo sobre as coisas. Por isso escolhi fotografar os trens abandonados”, diz o fotógrafo.
Engenheiro ao longo de 40 anos, Thomas nunca abandonou o meio artístico. Depois que se aposentou, decidiu se dedicar à fotografia exclusivamente: “A paixão pela fotografia sempre existiu, mas agora eu tenho tempo para voltar à atividade com mais intensidade”.
Assim como o irmão, Andreas Valentin, foi parceiro e amigo de Helio Oiticica. Colaborou com o artista em diversas obras, como a “Cosmococa 6”, realizada em Nova York, em 1973, e montada em fevereiro de 2013 em Berlim. A obra “Call me Helium” também foi elaborada pelo trio, em 1974. “Na época não conseguimos montá-la porque não tínhamos dinheiro e estávamos em meio à ditadura militar. Só conseguimos realizar a exposição no ano passado, no Rio de Janeiro”.
A aproximação com Oiticica aconteceu quando os irmãos Valentin eram ainda meninos. Andreas tinha aulas particulares de pintura com o artista, na época em ascensão, e a partir daí surgiu uma amizade entre ele e a família que durou a vida inteira.
Serviço – Exposição “Tempos” de Thomas Valentin
Centro Cultural Justiça Federal – Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Dias: De 15 de outubro a 6 de dezembro
Deixe um comentário