Para aqueles que pretendem aproveitar o domingo com a leveza usual, digna de um bom domingo, preparamos uma seleção de 16 fatos históricos que merecem ser lembrados hoje. A lista inclui aniversariantes famosos, como a diva Madonna, que completa inacreditáveis 57 anos, o ídolo popular Odair José, que chega aos 67, o cultuado escritor norte-americano Charles Bukowski, nascido há exatas nove décadas e meia, e o saudoso jornalista, escritor e chargista Millôr Fernandes, filho ilustre da Cidade Maravilhosa, que completaria hoje 92 anos.
Grandes fatos históricos também merecem ser lembrados neste domingo. Há 90 anos, estreava nos cinemas de Nova York, nos Estados Unidos, o clássico Em Busca do Ouro, o primeiro longa-metragem dirigido por Charles Chaplin, um dos maiores gênios do Século 20. Setenta anos mais tarde, em 1995, a Microsoft lançava a primeira versão do navegador Internet Explorer, primeiro passo da grande aventura de hiper-conectividade que, hoje, a humanidade experimenta.
Neste mesmo dia, em 1962, o carismático jovem britânico Ringo Starr, no vigor de seus 22 anos, assumia as baquetas do grupo para fechar a formação que tornou os Beatles um símbolo do Século 20. Em 1969, também movido a muito rock n’ roll, espírito de liberdade e fraternidade, tinha início o segundo dia do festival de Woodstock. Naquele sábado, subiram ao palco do evento, que reuniu quase 500 mil pessoas, estrelas como The Who, Carlos Santana, Janis Joplin, Grateful Dead e Jefferson Airplane.
O direito à livre manifestação é um dos pilares da democracia. Em defesa de uma sociedade menos sectária e polarizada que, unificada, possa somar forças e aponte caminhos positivos para o futuro do Pais, a Brasileiros deseja que a mensagem atemporal de paz e harmonia entre os homens, tão cara aos jovens da chamada geração Flower Power do Woodstock, seja a tônica deste domingo e dos dias que virão.
Viaje no tempo e confira, a seguir, nossa lista de fatos memoráveis para este domingo, acrescida de vídeos imperdíveis, disponíveis no Youtube.
1) 1906 – Nasce Oscarito, fiel escudeiro de Grande Otelo
Nascia em Málaga, na Espanha, Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción Teresa Dias, o saudoso Oscarito, um dos maiores comediantes do Brasil, parceiro memorável de outro gênio dos palcos e do cinema, chamado Grande Otelo.
Oscarito e Grande Otelo em paródia do clássico de William Shakespeare Romeu e Julieta. Cena do filme Carnaval no Fogo, de Watson Macedo (1949)
2) 1920 – Os 95 anos de Charles Bukowski
Heinrich Karl Bukoswki soa familiar? Sim, trata-se do nome de batismo do boêmio Charles Bukowski. Há 95 anos, ele nascia na Alemanha. Aos 3 anos de idade ele partiu com a família para os Estados Unidos e fez história na literatura americana do século 20, com seu estilo transgressor e provocativo, explicitado em clássicos como Crônicas de um Amor Louco, Cartas na Rua, Misto Quente e Notas de um Velho Safado.
O amor, segundo Charles Bukowski
3) 1923 – Nasce Milton Fernandes, ou melhor, Millôr Fernandes
Batizado Milton Viola Fernandes, aos 17 anos, após ver sua certidão de nascimento manuscrita com um arabesco que mal deixava explícito o corte do T e a exatidão da letra N, o jovem carioca adotou o pseudônimo Millôr Fernandes e impôs o nome atípico em uma trajetória invejável de grande jornalista, escritor, chargista, cronista e tradutor.
Veja a íntegra do programa Roda Viva, da TV Cultura, com Millôr Fernandes (1989)
4) 1925 – Carlitos em longa-metragem
Nascido em Londres, na Inglaterra, Charlie Chaplin consagrou-se nos Estados Unidos como um dos maiores gênios da história do cinema. Há 90 anos, em Nova York, ele lançava a obra-prima Em Busca do Ouro, filme protagonizado pelo inesquecível personagem Carlitos, e considerado por Chaplin como o ponto mais alto de sua imponente cinematografia.
Íntegra de Em Busca do Ouro (1925)
5) 1930 – 85 anos de Glauce Rocha
A participação magistral da atriz Glauce Rocha (1930-1971) em Terra em Transe, o desconcertante longa-metragem lançado por Glauber Rocha em 1967, até hoje confunde muita gente, que acha que havia algum parentesco entre ela e o inquieto cineasta baiano. Nascida em Campo Grande, no Mato Grosso, Glauce também brilhou em clássicos como Rio 40 Graus, de Nelson Pereira dos Santos, Os Cafajestes, de Ruy Guerra, e o longa-metragem Cinco Vezes Favela, dirigido a dez mãos por Cacá Diegues, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Marcos Farias e Miguel Borges.
6) 1948 – Odair José, ídolo popular
Em busca do sonho de se tornar um compositor de sucesso, o goiano Odair José passou maus bocados, no Rio de Janeiro, e não mediu esforços para alcançar seus objetivos. Tocou em prostíbulos, botecos de quinta categoria e, sem dinheiro, encarou noites de frio dormindo em um banco da Praça Tiradentes. Tudo mudou a partir de 1970 quando, descoberto pela gravadora CBS, abriu caminho para tornar-se uma das maiores estrelas da música romântica de cunho popular com seu primeiro álbum. Odair, que recentemente lançou o álbum Dia 16 (não por acaso, a data de seu nascimento) completa hoje 67 anos.
Em tempo: Odair é personagem do documentário Eu Vou Tirar Você Deste Lugar, de Helena Tassara, que empresta o título de um de seus maiores sucessos e ainda está em produção. No início das gravações, entrevistamos o cantor e a diretora. Em dezembro de 2014, Helena fez uma colaboração especial para a Brasileiros ao assinar um perfil do biógrafo Paulo Cesar de Araújo (leia a reportagem). Autor de Roberto Carlos em Detalhes, livro proibido por Roberto, que lhe custou um caminho espinhoso, com a liberação de escrever sem autorização prévia, Araújo publicará em breve uma nova versão da obra, que será lançada pela Editora Record.
Confira o clipe de Dia 16 lançado oficialmente hoje pelo cantor. O vídeo foi dirigido por Helena Tassara e traz animações de Adams Carvalho
7) 1958 – Os 57 anos de Madonna, a Rainha do Pop
Difícil acreditar, mas é fato: neste domingo, Madonna Louise Ciccone, a Rainha do Pop, completa 57 primaveras. Cantora, compositora, atriz e exímia dançarina, Madonna lançou seu primeiro álbum, em 1983. Impulsionada por sucessos como Holiday e Borderline, jamais saiu das paradas de sucesso. Há 30 anos, em seu aniversário de 27 anos, a cantora selou o controverso casamento com o ator Sean Penn, que duraria apenas dois anos.
Veja vídeo do casamento de Madonna e Sean Penn, em 1985
8) 1961 – Martin Luther King e o direito ao voto
Mártir da luta pelos direitos civis dos negros norte-americanos, o pastor e ativista político Martin Luther King Jr., foi à Miami em 16 de agosto de 1961, onde proferiu um discurso histórico em defesa do direito ao voto da população negra de seu país. A luta incisiva pelo direito a plena cidadania custou a vida de Martin Luther King, assassinado em 4 de abril de 1964, em Memphis, no estado do Tenessee.
9) 1962 – Dadi, o “Leãozinho” d’Os Novos Baianos
Carioca da Gema, o contrabaixista Eduardo Magalhães de Carvalho, famoso com a alcunha artística Dadi, marcou a história da música popular brasileira nos anos 1970 em clássicos d’Os Novos Baianos, Jorge Ben e seu grupo A Cor do Som. Inspirado em sua bela cabeleira ondulada, Caetano Veloso escreveu para ele o clássico O Leãozinho. Em 2014, na ocasião do lançamento de sua autobiografia Dadi – Meu Caminho é Chão e Céu, Dadi foi entrevistado pela Brasileiros, leia.
Veja a íntegra do documentário Novos Baianos Futebol Clube, de Solano Ribeiro, filmado em 1973
10) 1962 – Ringo entra para os Beatles
Batizado Richard Starkey, em 1940,sem ter ideia do significado posterior daquele 16 de agosto de 1962, o carismático baterista Ringo Starr entrou para os Beatles há exatos 53 anos, em substituição a Pete Best. Com sua cadência peculiar no instrumento percussivo, Ringo também deu voz a clássicos como With a Little Help From My Friends, Yellow Submarine e Octopu’s Garden, de sua autoria.
Veja vídeo do Rock n’ Roll Hall of Fame em que grandes bateristas celebram o legado de Ringo Starr
11) 1969 – Woodstock, paz, amor e fraternidade
Foram três dias de comunhão fraterna e quase meio milhão de jovens reunidos para celebrar a paz, o amor e o espírito livre. Realizado em uma fazenda na cidade de Bethel, no estado de Nova York, o Festival de Woodstock foi o ápice da contracultura norte-americana e influenciou o comportamento de jovens de todo o mundo. Em 16 de agosto de 1969, um sábado, teve início o segundo dia de apresentações, marcado por shows históricos de artistas fundamentais para aquela geração, como os britânicos The Who, a cantora Janis Joplin e duas bandas icônicas da cena psicodélica de San Francisco, o Jefferson Airplane e o Grateful Dead.
No segundo dia do Festival de Woodstock, Jefferson Airplane apresenta seus dois maiores clássicos, Somebody to Love e White Rabbit
12) 1974 – A urgência punk dos Ramones
Na contramão do virtuosismo e das longas viagens musicais impostas com o rock progressivo pós-Woodstock, quatro jovens nova-iorquinos defensores de um rock primitivo, de poucos acordes e canções que mal chegavam aos três minutos, identificados como Ramones (sobrenome que fazia referência ao pseudônimo utilizado por Paul McCartney), tomaram de assalto o palco do icônico CBGB, em 16 de agosto de 1974, na primeira apresentação da banda. Nascia, então, a expressão máxima do que ficou conhecido como punk-rock.
Veja vídeo raro dos Ramones apresentando Now I Wanna Sniff Some Glue, no CBGB, em setembro de 1974, um mês após a estreia da banda, no mesmo palco
13) 1995 – O primeiro Internet Explorer
Há exatos 20 anos, Bill Gates lançava a primeira versão do Internet Explorer. O patrono da Microsoft mal poderia desconfiar que seu invento se tornaria alvo de enorme concorrência e que, duas décadas depois, quase ninguém daria a mínima para ele. Mas ninguém há de discordar que o IE foi fundamental para consolidar a cultura digital que derrubou fronteiras e conectou a humanidade neste início de Século 21.
14) 1988 – Inteligência artificial, segundo a IBM
Ainda circunscrita em meios acadêmicos de pesquisa científica, a inteligência artificial inspirou o cineasta Steven Spielberg no filme homônimo de 2001. Em 16 de agosto de 1988 a IBM lançou a primeira versão de um software de inteligência artificial, que culminou no Watson, um computador capaz de responder perguntas. Primeiro passo de inúmeros avanços tecnológicos.
15) 2008 – César Cielo e o primeiro ouro olímpico
Ao vencer a prova dos 50 metros livres nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, o nadador César Cielo Filho entra para a história do esporte brasileiro ao conquistar a primeira medalha de ouro da natação brasileira, com o tempo de 21 segundos e 30 milésimos de segundo.
Reveja a conquista do brasileiro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008
16) 2009 – O furacão Usain Bolt
Na Alemanha, durante o Campeonato Mundial de Atletismo de Berlim, o velocista jamaicano Usain Bolt bate o recorde mundial dos 100m rasos com o surpreendente tempo de 9 segundos e 58 milésimos de segundo. Seis anos depois, a marca ainda pertence ao carismático atleta jamaicano, cultuado em todo o mundo como um ícone pop.
Deixe um comentário