5 Entrevistas com grandes mulheres

Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, selecionamos cinco grandes entrevistas que marcaram as páginas da revista Brasileiros. Lygia Fagundes Telles, Lilia Moritz Schwarcz, Ana Maria Machado, Maria de Medeiros e Luiza Erundina, contaram aos nossos repórteres sobre o legado que deixaram na literatura, história, cinema e política. 

1. Lygia Fagundes Telles 

A escritora fala à edição 22 da revista Brasileiros
A escritora fala à edição 22 da revista Brasileiros

Desde as passeatas que participou contra Getúlio Vargas a relação com gatos e cachorros, Lygia conta com suavidade e preciosismo de detalhes. Em entrevista à Brasileirosa escritora ainda confidencia os encontros com Clarice Lispector, a amizade com Mario de Andrade, o casamento feliz com Paulo Emilio Salles e sobre um ato que ela descreve como “mediúnico”: o de descrever. 

2. Lilia Moritz Schwarcz

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Logo termina uma pesquisa e a publica em livro, Lilia Moritz Schwarcz resolve esmiuçar ainda mais alguma fração do tema recém-explorado. A paulistana, doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, vem publicando uma das mais profícuas obras da historiografia brasileira recente. Em entrevista à Brasileiros, Lilia conta sobre seu trabalho de imersão e levanta debates históricos e atuais ao redor de questões raciais . 

3. Ana Maria Machado

“Não há nada de significativo no desempenho do cargo pelo simples fato de que a presidente é uma mulher”, fala Ana Maria Machado sobre a presidência da Academia Brasileira de Letras
“Não há nada de significativo no desempenho do cargo pelo simples fato de que a presidente é uma mulher”, fala Ana Maria Machado sobre a sua presidência da Academia Brasileira de Letras

A segunda mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado, teve uma vida intensa. Depois de presa pela repressão no final dos anos 1960, partiu para o exílio na Europa onde atuou como jornalista e se tornou professora na Sorbonne. De volta ao Brasil, Ana continuou ligada às palavras e incursionou no universo da literatura infantil. Em entrevista, Ana reflete sobre conceitos de imortalidade, literatura e sobre a relação íntima que desenvolveu com a escrita. 

4. Maria de Medeiros

Foto: Luiza Sigulem
Foto: Luiza Sigulem

Atriz, diretora, cantora e poliglota, Maria de Medeiros atende por distintas facetas. Sobre todas elas, Medeiros fala em entrevista para a edição 74 da Brasileiros e ainda explora temas próximos a ela: a ditadura militar e a relação com a música brasileira.

5. Luiza Erundina

Foto: Carlos Goldgrub
Luiza Erundina em seu primeiro ano de governo, em 1989. Foto: Carlos Goldgrub

“Faço política acreditando que é possível mudar”, diz a ex-prefeita de São Paulo e deputada federal (PSB), Luiza Erundina, à edição 60 da Revista Brasileiros. Era 2012 quando renunciou à vaga de vice na chapa encabeçada pelo ex-ministro Fernando Haddad. Em entrevista, Erundina fala sobre a renúncia, a decisão de ainda manter sua campanha a favor de Haddad, o legado político e a incompatibilidade com Maluf, que derrotou no primeiro turno para a prefeitura de São Paulo, Erundina. 


Comentários

2 respostas para “5 Entrevistas com grandes mulheres”

  1. Avatar de Jeanete Pontes
    Jeanete Pontes

    Como sempre voces acertaram na escolha de autoras especiais: Lygia Fagundes Telles(com quem tive o prazer de trabalhar(30 anos de As Meninas) e Ana Maria Machado(brasileira de verdade); mulheres que realmente fazem diferença neste Brasil indiferente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.