Homem, 26 anos, formado ou cursando o ensino superior, dono de um veículo que usa regularmente pela cidade, mas que também utiliza transporte público de seis a sete dias por semana e, que obviamente também anda de bicicleta com frequência, ainda que para fins de lazer. Esse pode ser considerado um perfil médio dos que estiveram na inauguração da ciclovia da Avenida Paulista, neste domingo (28), segundo dados do site Lean Survey, que realiza pesquisas de opinião a partir de aplicativos de celulares e com pesquisadores autônomos. As estatísticas completas podem ser acessadas clicando aqui.
LEIA MAIS:
– “Ciclovias quebram paradigmas”, afirma urbanista Meli Malatesta
Segundo a pesquisa, 75,78% das pessoas que foram ao evento possuem carro, sendo que 53,76% delas usam o automóvel com frequência. Apesar disso, 48,16% usam o transporte público de seis a sete dias por semana. Entre os que não usam o sistema de transporte de cidade, a reclamação mais constante é o conforto, citado por 33,96% dos ouvidos.
Entre os entrevistados, 55,27% utilizam a bicicleta regularmente, sendo que, deste número, 82,47% a usam para lazer. Outras 39,69% fazem da bicicleta um meio de transporte. Os paulistanos ouvidos pela pesquisa ainda são a favor do fechamento total do Minhocão para fins de lazer (72,08%), da expansão do rodízio municipal de veículos (63,25%) e de um possível redução do número de faixas para veículos (71,79%) e contra a instalação de pedágios urbanos (55,56%) e o aumento de impostos para carros (60,11%).
Um dos principais consensos da pesquisa mostra que, para 82,91% das pessoas, o sistema de metrô e trens urbanos é o principal meio de transporte a ser expandido em São Paulo. Em seguida estão as ciclovias (7,98%) e os ônibus (7,41%).
Por fim, a pesquisa mostra que o atual prefeito da cidade, Fernando Haddad (PT), possui avaliação significativamente positiva entre os que estiveram na inauguração da ciclovia: 40,46% das pessoas disseram que vão votar nele nas eleições municipais do ano que vem. Outras 21,94% das pessoas não têm opinião formada e 10,54% afirmaram que vão votar em branco ou anular a escolha. Nominalmente, depois de Haddad vem Celso Russomano (PRB), com 6,27% das respostas, e Andrea Matarazzo (PSDB), com 4,27%.
Deixe um comentário