Sustentabilidade hoje é uma das palavras mais repetidas por grandes corporações. Apesar disso, são poucos as que compreendem o significado desse conceito e menos ainda aquelas que o aplicam no dia a dia da empresa. Quando se atua no mercado automotivo então, a missão é ainda mais complicada.
Para demonstrar os resultados de seu plano de ações sustentáveis, a Toyota apresentou, na tarde dessa quarta-feira, 31 de outubro, em seu estande no Salão do Automóvel, seu relatório anual provando que a montadora exerce realmente um trabalho pioneiro na importante questão, prova disso está em sua mais nova fábrica nacional, em Sorocaba, SP, que trabalha sob critérios de alto padrão quando o assunto é eficiência ambiental. Projetada em cima do conceito de Ecofactory, além de reduzir drasticamente o índice de emissão de CO2 na atmosfera, a área no entorno da fábrica também foi toda preservada, com a plantação de 80 mil árvores e com o compromisso da reutilização das águas pluviais.
Ricardo Bastos, diretor presidente da Fundação Toyota e responsável por apresentar o relatório de sustentabilidade da Toyota para a imprensa, destacou que o trabalho da fundação é totalmente voltado para o social. Quanto aos ideias da gigante japonesa, Bastos é enfático ao colocar que a preocupação da Toyota com o ambiente e com o bem-estar social é genuíno e antigo. “Prova disso é o nosso Prius (primeiro automóvel híbrido a ser comercializado), que insistimos faz mais de 15 anos”.
Apresentando dados factuais do relatório, o presidente da Fundação Toyota comemorou a diminuição em 7,3% da emissão de compostos orgânicos voláteis de 2010 para 2011 nas, até então, três fábricas da montadora no País. As próximas metas da empresa não são modestas, eles pretendem reduzir 5% do total de emissão de dióxido de carbono, um número significativo tratando-se da indústria em questão.
Deixe um comentário