Menos de doze horas depois da divulgação da capa da revista Veja, nesta quinta-feira (23) tradicionalmente publicada aos sábados, mas adiantada para esta sexta-feira (24) por conta das eleições presidenciais do segundo turno, em que a reportagem crava que Lula e Dilma sabiam do esquema de corrupção na Petrobras, a reportagem já foi desmentida nesta sexta.
A publicação diz que o doleiro Alberto Youssef teria afirmado, em depoimento à Polícia Federal e ao Ministério Público, que o ex-presidente Lula e Dilma Rousseff sabiam dos desvios de dinheiro dentro da estatal. A capa ainda traz os dois petistas em um fundo negro com a manchete “Eles sabiam de tudo”. No entanto, o advogado de Alberto, Antonio Figueiredo Basto, em entrevista ao jornal carioca O Globo, mostrou-se surpreso com as informações. “Eu nunca ouvi nada que confirmasse isso. Não conheço esse depoimento, não conheço o teor dele. Estou surpreso”, disse. “Conversei com todoas da minha equipe e nenhum fala isso. Estamos perplexos e desconhecemos o que está acontecendo. É preciso ter cuidado porque está havendo muita especulação”, completou.
Basto, no entanto, disse, em entrevista ao site da própria Veja, que não desmentiu a reportagem da revista, mas também não a confirmou. “Eu acho que as minhas declarações estão sendo usadas politicamente. Não posso me manifestar sobre um fato que é sigiloso. Nunca desmenti a reportagem da revista. Eu não posso desmentir um fato sobre o qual não posso me manifestar”, disse ele. “Sobre a reportagem, o que eu disse é que não concordo com o vazamento dos depoimentos. Mas isso, num país que tem imprensa livre, cabe às autoridades investigar. A imprensa é livre para divulgar o que apura, mas não posso me manifestar sobre um conteúdo que é sigiloso, sobre o qual não tenho autorização para falar. A defesa sabe de tudo que é dito nos depoimentos, mas não se pronuncia nem para desmentir nem para confirmar”, finalizou.
A campanha de Aécio Neves (PSDB) não se manifestou sobre a reportagem. Já o PT, por meio do Facebook de Dilma Rousseff, criticou a postura da revista. “A atitude antidemocrática da editora Abril e da revista Veja de tentar influenciar o processo democrático nas eleições presidenciais não é de hoje. Prova disso é a antecipação da publicação deste fim de semana”, diz um trecho do texto. “É de praxe, na edição que antecede o pleito, a revista utilizar denúncias vazias e falsas como ‘balas de prata’”, completa outra parte. Nesta sexta-feira, ela também fez um discurso na TV mostrando indignação com a matéria e disse que vai recorrer ao Judiciário contra a editora Abril.
Também nesta sexta-feira, a hashtag #DesesperodaVeja estava em segundo nos Trend Topics (assuntos mais comentados) do Twitter. A maior parte deles lembrando que a capa da Veja desta semana é idêntica a da final da novela “Avenida Brasil”, da TV Globo, de agosto de 2012, quando a revista estampou as duas principais personagens do programa com a mesma formatação.
Deixe um comentário