Advogado de Youssef alerta para “especulação” antes de eleições

Menos de doze horas depois da divulgação da capa da revista Veja, nesta quinta-feira (23) tradicionalmente publicada aos sábados, mas adiantada para esta sexta-feira (24) por conta das eleições presidenciais do segundo turno, em que a reportagem crava que Lula e Dilma sabiam do esquema de corrupção na Petrobras, a reportagem já foi desmentida nesta sexta.

A publicação diz que o doleiro Alberto Youssef teria afirmado, em depoimento à Polícia Federal e ao Ministério Público, que o ex-presidente Lula e Dilma Rousseff sabiam dos desvios de dinheiro dentro da estatal. A capa ainda traz os dois petistas em um fundo negro com a manchete “Eles sabiam de tudo”. No entanto, o advogado de Alberto, Antonio Figueiredo Basto, em entrevista ao jornal carioca O Globo, mostrou-se surpreso com as informações. “Eu nunca ouvi nada que confirmasse isso. Não conheço esse depoimento, não conheço o teor dele. Estou surpreso”, disse. “Conversei com todoas da minha equipe e nenhum fala isso. Estamos perplexos e desconhecemos o que está acontecendo. É preciso ter cuidado porque está havendo muita especulação”, completou.

Capa da Veja publicada nesta quinta-feira. Reportagem é mentirosa. Foto: Divulgação
Capa da Veja publicada nesta quinta-feira. Reportagem é mentirosa. Foto: Divulgação

Basto, no entanto, disse, em entrevista ao site da própria Veja, que não desmentiu a reportagem da revista, mas também não a confirmou. “Eu acho que as minhas declarações estão sendo usadas politicamente. Não posso me manifestar sobre um fato que é sigiloso. Nunca desmenti a reportagem da revista. Eu não posso desmentir um fato sobre o qual não posso me manifestar”, disse ele. “Sobre a reportagem, o que eu disse é que não concordo com o vazamento dos depoimentos. Mas isso, num país que tem imprensa livre, cabe às autoridades investigar. A imprensa é livre para divulgar o que apura, mas não posso me manifestar sobre um conteúdo que é sigiloso, sobre o qual não tenho autorização para falar. A defesa sabe de tudo que é dito nos depoimentos, mas não se pronuncia nem para desmentir nem para confirmar”, finalizou.

A campanha de Aécio Neves (PSDB) não se manifestou sobre a reportagem. Já o PT, por meio do Facebook de Dilma Rousseff, criticou a postura da revista. “A atitude antidemocrática da editora Abril e da revista Veja de tentar influenciar o processo democrático nas eleições presidenciais não é de hoje. Prova disso é a antecipação da publicação deste fim de semana”, diz um trecho do texto. “É de praxe, na edição que antecede o pleito, a revista utilizar denúncias vazias e falsas como ‘balas de prata’”, completa outra parte. Nesta sexta-feira, ela também fez um discurso na TV mostrando indignação com a matéria e disse que vai recorrer ao Judiciário contra a editora Abril.

Também nesta sexta-feira, a hashtag #DesesperodaVeja estava em segundo nos Trend Topics (assuntos mais comentados) do Twitter. A maior parte deles lembrando que a capa da Veja desta semana é idêntica a da final da novela “Avenida Brasil”, da TV Globo, de agosto de 2012, quando a revista estampou as duas principais personagens do programa com a mesma formatação.


Comentários

4 respostas para “Advogado de Youssef alerta para “especulação” antes de eleições”

  1. Eu pensava em votar no Aécio, mas diante de tantos fatos antidemocráticos, como este da Veja, claramente com fim eleitoreiro, votei em Dilma. Uma suposta notícia dessas em véspera de eleição não pode ser levada a sério jamais (mesmo se for verdade). Foi uma notícia implantada para tentar mudar os rumos de uma eleição. Isso é inadmissível em qualquer democracia! Essa revista é uma vergonha para o Brasil e todo brasileiro que pensa.

  2. Há muito tempo não leio uma revista Veja! E diante desse fato nunca mais retorno a ler. O que esses pseudo jornalistas escrevem, é passivo de uso em privadas. Uma ação desse tipo, deveria ser punido com cadeia e a retirada da revista de circulação, até que a publicação possa rever os parâmetros de sua atuação. A informação não pode ser mentirosa ou tendenciosa. E esse quadro funcional que atua na veja é doentio e covarde! Espero que a Dilma e o Lula possa processar a empresa dona da publicação, e cada jornalista que participou da matéria mentirosa. Não sejam clementes, sejam justos no processar. Gente safada só aprende sendo julgado e condenado!

  3. Avatar de hugo schiffer
    hugo schiffer

    ‘Nunca desmenti a reportagem de VEJA’, diz advogado de Alberto Youssef O advogado Antonio Augusto Figueiredo Basto, coordenador da defesa do doleiro Alberto Youssef, disse nesta sexta-feira que está impedido de se manifestar sobre as declarações de seu cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.