O governo do Estado de São Paulo cancelou a realização do principal exame educacional nas 108 escolas ocupadas por estudantes que não concordam com o fechamento de unidades no Estado por parte da gestão Geraldo Alckmin (PSDB).
Trata-se do Saresp, prova anual que avalia a qualidade do ensino estadual e serve de parâmetro para o pagamento de bônus a servidores, explica reportagem desta terça-feira (24) da Folha de S.Paulo.
O sindicato de docentes (Apeoesp) defendem que os alunos que se submeterem à prova – em mais de 5 mil unidades escolares – entreguem o teste em branco em protesto contra as medidas do governo.
Estudantes que aderiram ao movimento pretendem defender o boicote fazendo panfletagem nas escolas que terão a prova. “Não acho favorável o clima para aplicar o exame”, avalia Ocimar Alavarse, pesquisador da USP especializado em avaliações educacionais.
Ontem, a Justiça decidiu por não devolver os prédios ocupados ao Estado ao argumentar que o movimento dos alunos busca abrir diálogo e não tomar o patrimônio público para si.
Deixe um comentário