Uma barragem em uma lagoa de mineração de areia no rio Paraíba do Sul rompeu na manhã da última sexta (5) e comprometeu o abastecimento de água de 75% da população de São José dos Campos, no interior de São Paulo. O fornecimento começou a ser afetado as 19h30 da própria sexta e ainda não há previsão de retorno, de acordo com reportagem do G1. A Sabesp emitiu um alerta comunicando que as cidades de Taubaté e Pindamonhangaba também podem ser afetadas pelo vazamento dos resíduos.
A responsável pela barragem era a mineradora Rolando Comércio de Areia, que fazia a extração em uma cava de areia próxima ao rio, em Jacareí. A empresa vinha depositando, clandestinamente, os rejeitos da extração na cava de uma outra mineradora paralisada. O lançamento irregular causou o rompimento.
Técnicos da Cetesb fazem desde ontem monitoramento na área e, a partir da análise da água, serão decididas as possíveis punições à empresa. A prefeitura de Jacareí, em reportagem do G1, afirmou que a mineradora é reincidente e já foi multada duas vezes pela gestão municipal.
Deixe um comentário