Brasil vai integrar comitê de apoio a refugiados palestinos

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) decidiu aceitar o Brasil como membro permanente do comitê que discute e delibera sobre os apoios aos refugiados palestinos. O país já participava, nas últimas reuniões, do colegiado, denominado formalmente Comitê Consultivo da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA, na sigla em inglês).

Além do Brasil, os Emirados Árabes Unidos também foram admitidos. O colegiado é o órgão de mais alto nível da agência que toma decisões sobre as metas e estratégias no país. O Brasil será o primeiro país latino-americano a integrar o comitê, composto por 27 membros.

De acordo com o ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro ficou satisfeito com a inclusão no Comitê Consultivo, e vai contribuir junto às forças internacionais de assistência aos refugiados palestinos. Estas ações fazem parte, segundo o Itamaraty, dos esforços  brasileiros para a promoção da paz no Oriente Médio.

Além dos dois novos países, o colegiado é composto pela: Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, pelo Egito, pela Espanha, pelos Estados Unidos,  pela Finlândia, França, Irlanda, Itália, pelo Japão, pela Jordânia, pelo Kuwait, Líbano, Luxemburgo,  pela Noruega, pelos Países Baixos, pelo Reino Unido,  pela Suécia, Suíça, Síria e Turquia. Como observadores, participam a União Europeia, Liga Árabe e a própria Palestina.

*Com informações da Rádio ONU


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.