Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas para o Fórum Brasileiro de Segurança Pública revela que 81% dos brasileiros concordam que as leis do País são fáceis de ser burladas. De acordo com os dados, para 57% dos entrevistados, não há razões para seguir as leis do Brasil e, sempre que possível, “dar um jeitinho” pode resolver burocracias.
Segundo o levantamento, as Forças Armadas são a instituição que mais tem credibilidade entre a população: 68% lembram do Exército como entidade confiável. Os partidos políticos, ao contrário, são os que menos têm a confiança das pessoas, com apenas 6% das respostas positivas.
A pesquisa ainda mostra que apenas 32% da população confia no poder Judiciário brasileiro, enquanto a crença na atuação do Ministério Público é relativamente alta: 48%. As polícias foram lembradas por 33% das pessoas.
A pesquisa também apresenta que as questões trabalhistas (30%) e os direitos do consumidor (25%) são os setores da Justiça mais procurados pelos cidadãos, enquanto áreas criminais e de trânsito têm baixa procura, com 5% e 4%, respectivamente.
Por último, as estatísticas da FGV mostram que 50% da população já ganhou uma ação processual durante a vida, apesar de uma margem grande de ouvidos (41%) afirmou que ainda esperam o julgamento de seus processos. A pesquisa ouviu 7,1 mil pessoas em oito Estados brasileiros entre os meses de abril de 2013 até março de 2014. Para ter acesso ao documento, clique aqui.
Deixe um comentário