Debater modelos de planejamento e gestão de recursos e pessoas capazes de reduzir a defasagem entre a escola que temos e a escola de que necessitamos é o objetivo do seminário Gestão na Educação – Único Recurso para a Eficácia. Durante o evento, a ser realizado por Seminários Brasileiros e Universidade Mackenzie em São Paulo, serão apresentadas alternativas que possam ser desenhadas e desenvolvidas em uma ampla discussão com representantes de diferentes segmentos da sociedade.
As mesas serão formadas por autoridades do governo, representantes de instituições educacionais privadas, formadores e responsáveis por programas de capacitação profissional de professores e gestores, empresários e instituidores de ONGs educacionais, profissionais de tecnologia da educação e gestores de espaços de cultura e educação.
A iniciativa surge da constatação de que garantir a qualidade da educação escolar oferecida às novas gerações é uma das principais questões que os gestores municipais, estaduais e federais precisam enfrentar. Desde os anos 1990, investimentos têm sido feitos no sentido de tirar a escola de ensino básico, pública e gratuita, do estado lastimável a que chegou a partir da década de 1970 – inclusive com a contribuição de inúmeras organizações não governamentais, e o suporte das novas tecnologias.
Estas iniciativas, entretanto, parecem ser insuficientes ou carecer de um modelo que resulte em melhora real dos índices educacionais e um processo de continuidade tanto transversal (na esfera do Ministério da Educação, das secretarias estaduais e municipais e das escolas) quanto longitudinal (entre os governos e governantes que se sucedem). Da esperança de encontra esse novo caminho para o sistema educacional brasileiro surge o seminário Gestão na Educação – Único Recurso para a Eficácia.
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