Cantareira tem aumento de nível após chuvas do final de semana

Lancha atolada no fundo do que era a represa Jaguari-Jacareí, a maior do Sistema Cantareira - Foto: Luiza Sigulem
Lancha atolada no fundo do que era a represa Jaguari-Jacareí, a maior do Sistema Cantareira – Foto: Luiza Sigulem

O Sistema Cantareira teve um acréscimo de 0,2 ponto percentual no final de semana, segundo informou a Sabesp nesta segunda-feira (11). As represas estão operando com 19,7% da capacidade, beneficiadas pelas chuvas no Estado. Uma boa notícia se considerar que, desde o começo do mês, a companhia registrou quatro quedas de nível consecutivas. No começo de maio, o sistema operava com 19,9%.

LEIA MAIS:
– Dois retratos sobre a crise de água no Estado de São Paulo
– Sabesp muda método de medição do Sistema Cantareira

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a precipitação total até agora foi de 30,3 mm, o equivalente a 38,7% do esperado para o mês. Nos próximos dois dias, não deve chover com a mesma intensidade do domingo, de acordo com a instituição. O Cantareira ainda está em situação considerada crítica: apenas a segunda cota do volume morto foi recuperada. Nos próximos meses, a tendência é de diminuição das chuvas.

O índice do Cantareira considera o cálculo feito com base na divisão do volume armazenado pelo volume útil de água. Após ação do Ministério Público, aceita pela Justiça, no entanto, a Sabesp passou a divulgar outros dois índices para o Sistema. O segundo índice leva em consideração a conta do volume armazenado pelo volume total de água do Cantareira. Neste domingo, o índice era de 15,3%. O terceiro índice leva em consideração o volume armazenado menos o volume da reserva técnica pelo volume útil. Neste domingo, o índice era de -9,5%.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.