A FIFA divulgou nesta terça-feira (04) um pacote de multas contra comportamento de torcedores nos estádios. A CBF recebeu uma multa de 20 mil francos suíços, aproximadamente R$ 66 mil, devido aos gritos de “bicha” dos torcedores no jogo em Manaus, contra a Colômbia, pelas Eliminatórias para Copa do Mundo de 2018.
As ofensas aconteceram durante as cobranças de tiro de meta do goleiro colombiano. Este comportamento é recorrente nos jogos do Campeonato Brasileiro e foi repudiado por atletas australianos durante as Olimpíadas do Rio.
Na Copa do Mundo de 2014, entidades LGBT criticaram fortemente a FIFA por não punir os torcedores devido ao comportamento homofóbico dentro dos estádios. Em maio último, a Gaviões da Fiel iniciou uma campanha para dar fim ao “biiicha!” nos estádios. Um caso nobre de mea culpa. Afinal, foi essa mesma torcida que criou a manifestação, durante um jogo contra o Cruz Azul, do México, pela Libertadores da América de 2012.
As punições da Fifa também atingiram o Chile, que não poderá mandar o jogo contra a Venezuela no estádio Nacional de Santiago, por ser reincidente. A lista de punidos conta com Honduras, El Salvador, México, Canadá, Argentina, Paraguai, Peru, Itália e Albânia.
Deixe um comentário