CET diminui limite de velocidade em ruas do centro de SP

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo vai diminuir o limite de velocidade de carros em vários locais da cidade, como as ruas do centro e em bairros como Lapa, na zona oeste, e Santana, na zona norte. As mudanças começam a valer a partir da segunda-feira (15), segundo divulgou o órgão nesta quinta-feira (11).

Segundo a CET, a “ação visa aumentar a segurança para usuários e incentivar o melhor compartilhamento do espaço urbano” e buscar “a convivência pacífica e a redução de acidentes e atropelamentos”. A medida será tomada por meio da ampliação da chamada Área 40, zonas em que o órgão estipula 40 km/h como velocidade limite.

O projeto da Área 40 começou em 2013, quando a CET estipulou tais regras nas avenidas Mercúrio, Ipiranga, São Luís, Rangel Pestana e nos viadutos Nove de Julho, Jacareí e Dona Paulina.

Leia o informe da CET desta quinta-feira (12):

A Companhia de Engenharia de Tráfego irá ampliar, na segunda-feira (15/12), a Área 40 para novas vias da Região Central. A Área 40 é uma Área de Velocidade Reduzida onde será regulamentada a velocidade máxima de 40 km/h. A medida busca melhorar a segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário, pedestres e ciclistas, buscando a convivência pacífica e a redução de acidentes e atropelamentos na área.
Apesar da redução de cerca de 5 % no número de mortes de pedestres alcançada na cidade de São Paulo (de 540 em 2012, para 515 em 2013), as ações em defesa da vida precisam e vão ser intensificadas em busca de números cada vez menores.

A Região Central é um grande marco do comércio, atraindo grande número de pedestres, e onde concentram-se também faixas exclusivas para ônibus e ciclovias implantadas nos últimos meses, sendo necessárias velocidades menores para promover condições seguras e confortáveis de circulação. Com esta ampliação da Área 40, o Centro recebe a sétima intervenção deste tipo na cidade, que já vigora na Rótula Central (a primeira área implantada), na Lapa, em Santana, em Moema (duas fases) e na Penha. A área de ampliação tem cerca de 2,4 km², rodeando a Rótula Central, conforme figura anexa.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.