Em meio à forte crise que atinge a indústria da carne no Brasil, um comissário da União Europeia está no País por três dias para examinar se o produto é seguro para consumo. Durante a estadia, Vytenis Andriukaitis encontrará o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa.
Quatro plantas (unidades de produção) estão banidas de exportar carne para a União Europeia. Desde as ações da Polícia Federal na Operação Carne Fraca, 33 funcionários do governo foram demitidos, três frigoríficos foram fechados e outros 21 estão sob inspeção após denúncias de pagamento de propina para fiscais de vigilância sanitária.
A União Europeia anunciou que realizará auditorias em fábricas brasileiras de carne “o quanto antes”, e que devem se encerrar em maio. A Comissão da União Europeia encontrará membros do grupo de países nesta quarta-feira para “assegurar uma abordagem harmônica com relação aos detalhes do reforço de fiscalização”, informou o porta-voz da entidade, Enrico Brivio.
Países como China, Chile e Egito já voltaram a liberar a importação da carne brasileira. Importantes mercados, como o de Honk Kong, ainda estão fechados.
Deixe um comentário