Seja na Lapônia ou perto de casa, um encontro com o Papai Noel é uma emoção que os pequenos e os grandes não desprezam – sobretudo quando se aproximam as festas natalinas. Mais ou menos autênticos, mais ou menos envolvidos em mistérios, selecionamos locais em que as pessoas podem dar um abraço no bom velhinho, imortalizá-lo em uma selfie e viver um período de descanso em uma atmosfera de calma e tranquilidade.
Finlândia: Considerada a “casa” do bom velhinho, a Finlândia é o Reino do Papai Noel. Em Kakslauttanen, foi construída uma atração mágica para visitantes e turistas: o Santa’s Resort quer ser um destino para grandes e pequenos. O hotel e a vila do iglu, que você pode escolher para se hospedar, ficam na região de Saariselkä e estão imersos na beleza da natureza característica da Lapônia finlandesa e do parque nacional Urho Kekkonen.
Ali, você praticamente está no Círculo Ártico, em uma paisagem coberta de neve autêntica. A atmosfera é definitivamente natalícia sem a necessidade de equipamentos sofisticados. Mas, para os amantes do gênero, em cerca de 15 minutos, é possível sair do resort e entrar na casa do Papai Noel, uma grande casa vermelha cheia de surpresas.
Ainda em território finlandês, mas mais ao sul do país, em Rovaniemi, há outra célebre vila povoada por elfos, duendes, onde o Papai Noel faz uma visita uma vez por ano. A localidade é também o “correio oficial” do bom velhinho, onde você pode enviar saudações “autênticas” a todos os cantos do mundo, com cartas desenhadas por designers finlandeses e com o selo do Papai Noel. Na vila de Rovaniemi, também se pode visitar a fábrica dele, com fotos do rito. Já o Santa Park é um local destinado às crianças, mas também é possível fazer um safári em um trenó puxado por cachorros da raça Husky ou por renas. Quem tiver mais tempo, pode também organizar a observação da aurora boreal.
Suécia: Há uma sugestiva casa do Papai Noel também na Suécia. Para visitá-la é preciso descobrir a região de Dalarna, que fica a cerca de três horas de Estocolmo. Para chegar ao Santa World, pode-se usar tanto um carro como um trem que segue para a região. O parque, que fica aberto até o dia 6 de janeiro, fica aos pés de uma montanha e é vizinho ao lago de Siljan. Para passar a noite, pode-se optar pela cidade de Mora.
Também em Göteborg, o Natal é atraente. Os três quilômetros da “Via da Luz”, no coração da cidade, conduzem até o Liseberg Park. Ali, em pouco mais de 100 mil metros quadrados, foi construída a vila natalina. A área mais buscada é a que fica próxima à Lapônia, com música, artesanato e comida tradicional dos Sami. Renas em carne e osso e, sobretudo, a oficina do Papai Noel são os itens mais procurados por dezenas de crianças, que podem escrever cartas ao astro da festa.
Dinamarca: Na Dinamarca, não há um local específico para o Noel. Não há casa, nem fábrica de brinquedos, nem correio oficial. Mas, quem não está procurando pelo frio e quer viver a época natalina também em outros momentos do ano de 2015, pode se juntar à reflexão que ocorre no retiro dos Papais Noéis em julho, na cidade de Copenhagen. O evento ocorre no parque de diversões Bakken, considerado o parque mais antigo do mundo com 429 anos de história, e reúne centenas de “Noéis” de todas as partes do globo, sendo uma oportunidade única na vida. Para os mais tradicionalistas, no entanto, entre dezembro e janeiro é possível visitar todos os mercados de Natal que ocorrem por todo o território sueco para escolher lembranças para levar de recordação.
Itália: Mesmo quem não vai para a Finlândia, pode se divertir nos eventos de Natal italianos. Um dos mais interessantes é a vila projetada em 2003, projetada pelo cenógrafo Carmelo Giamello. Todos os anos, o local atrai centenas de visitantes no centro histórico de Rívoli, em Turim. A Vila do Papai Noel piemontese foi concebida no mesmo estilo da Lepônia, com casas de madeira nas quais são realizadas mercados natalinos. O Papai Noel está presente no local e recebe crianças do mundo inteiro. Até o dia 26 de dezembro, o Chianciano Terme – na Toscana – se transforma no país do Papai Noel. Com cenários natalinos e espetáculos de entretenimento, a casa do bom velhinho fica no parque Sant’Elena, mas encontros em outros pontos são realizados. O local conta com uma estação de trem temática, a oficina com elfos e a casa do Noel conta com escrivaninha, cama, livros e cartas de todo o mundo.
Itinerário de presentes: Para quem não tem como visitar todas essas atrações, a internet pode dar uma ajudazinha. Já começou a clássica contagem regressiva para o Natal do Norad, o Comando Aeroespacial da América do Norte, que controla o tráfico nos céus dos Estados Unidos e do Canadá. Desde 1955, o órgão produz o Norad Tracks Santa, que monitora o “itinerário da entrega dos presentes” do Papai Noel, que ocorre entre os dias 24 e 25 de dezembro.
Google: Também o Google criou o seu “Santa Tracker” personalizado. O serviço possui diversos jogos com várias atividades, a contagem regressiva para a data – que inclui até os minutos que faltam para o Natal. “Na vigília de Natal mostraremos um painel que o próprio Noel usa para controlar a tecnologia que alimenta o trenó durante sua viagem ao redor do mundo”, explicou o Google.
Deixe um comentário