Dieta equilibrada e exercícios físicos preparam o folião para o carnaval

Dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas são fatores que predispõem o folião para o carnaval que se aproxima. A doutora Andrea Dario Frias, doutora em nutrição, adverte que nem sempre é assim. “As pessoas estão saindo do período de férias e de final de ano, em que deram uma ‘paradinha’ na academia e uma descuidada na alimentação. E, aí, vem o carnaval na sequência”.

A primeira dica é fracionar a alimentação, isto é, consumir alimentos de três em três horas ou, no máximo, a cada quatro horas. “Isso vai garantir uma saciedade para a refeição seguinte e você vai comer menos quantidade de alimento”. Isso também vai fazer com que o metabolismo da pessoa trabalhe de forma adequada.

Andrea reforça que a alimentação no período pré-carnaval deve ser equilibrada, porque o objetivo é “dar uma desintoxicada” de tudo que foi ingerido de errado no final do ano e nas férias, e ter mais disposição. A alimentação deve ser baseada em carnes magras, preferencialmente frango sem pele e peixe. Alimentos cozidos a vapor e grelhados, evitando o consumo de frituras ou o uso de muita gordura no preparo. Frutas e legumes podem ser comidos em abundância, na forma de saladas e sucos, além de cereais integrais. Se a pessoa não é intolerante à lactose, pode utilizar laticínios com moderação, em especial os desnatados.

A doutora alertou, porém, que não existe milagre. Ninguém vai chegar com pique ao carnaval se não tiver condicionamento físico. Por isso, disse ser importante intensificar a atividade física. “A gente pede que se você já é adepto da atividade física, intensifique um pouco mais para se preparar melhor”.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.