Na tarde desta segunda-feira, dia 13, a presidenta Dilma Rousseff lançou o programa Brasil Carinhoso, um pacote social que visa atender a primeira infância – de zero a seis anos – em situação de extrema pobreza. Com medidas voltadas para saúde materna e infantil, educação e proteção de crianças, o programa conta com um volume de investimento de R$ 10 bilhões até o ano de 2014. O palácio do Planalto aproveitou a data festiva do Dia das Mães, no último domingo, dia 13, para que a presidenta fizesse o anúncio do novo plano.
O programa, que faz parte do Brasil sem Miséria, visa complementar o Bolsa Família. Entre as ações, está a garantia de uma renda mínima de R$ 70 por membro da família que tiver, pelo menos, uma criança menor de 6 anos de idade. As regiões Norte e Nordeste, onde vivem 78% das crianças nessa faixa etária em situação de extrema pobreza, serão as que receberão maior volume de investimento.
“A taxa de extrema pobreza entre as crianças de 0 a 6 anos cairá de 13% para 5%”, estimou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. De acordo com a ministra, esta ação deve reduzir a situação de extrema pobreza em 62% no Brasil. “O cuidado, a atenção, o estímulo e a alimentação adequada são direitos da criança”, afirmou a ministra.
As famílias em situação de extrema pobreza também terão garantia de acesso a medicamentos que combatem a anemia, a deficiência de vitamina A e à asma de forma gratuita nas unidades da Farmácia Popular.
O plano também prevê a ampliação da rede de creches para crianças até seis anos de idade.
Deixe um comentário