Dilma se fortalece com o fracasso das manifestações pelo impeachment?

Manifestação em Brasília - Fotos Públicas
Manifestação em Brasília – Fotos Públicas

Ao contrário do que muitos imaginavam, os protestos deste domingo (13) pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff decepcionaram. Diferente das multidões que tomaram as ruas do Brasil meses atrás, o golpe agora parece perder apoio do povo, que preferiu ficar em casa.

As perguntas: Dilma sai mais forte? Como a oposição vai se comportar agora? Michel Temer vai parar de “conspirar”? O PSDB volta atrás? Eduardo Cunha (PMDB-RJ) vai continuar mandando e desmando na Câmara dos Deputados?

Provavelmente as respostas aparecerão ao longo da próxima semana, uma das mais quentes do ano: à beira do recesso parlamentar, Cunha e Dilma devem ter seus processos de cassação analisados por parlamentares.

O que se sabe por enquanto é que, desta vez, o Brasil não ficou verde e amarelo como no dia 15 de março, quando 2 milhões de pessoas marcharam contra Dilma. No Macapá (AP), as manifestações duraram menos de duas horas e reuniram cerca de 30 pessoas, de acordo com a PM. Em Florianópolis (SC), a passeata estava prevista para as 13h, mas precisou ser adiada para juntar gente.

No Recife (PE), 7 mil participantes pediram a derrubada de Dilma. Muito mais do que em Salvador, onde o público girou em torno de mil, ainda segundo a PM.

Já em Brasília os manifestantes rumaram para frente do Congresso, onde fizeram o enterro simbólico do PT. Foram 6 mil manifestantes neste domingo, contra 25 mil no anterior. Em Belém (PA), diz a Folha de São Paulo, a manifestação pelo impeachment reuniu 600 pessoas (segundo a PM) na praça Batista Campos para cantar o Hino Nacional. 

Em Maceió (AL), 2 mil pessoas foram para a praça Sete Coqueiros, em Ponta Verde, na orla.  Em Goiânia, a PM estimou público entre 1,5 mil e 2 mil na Praça Almirante Tamandaré, no centro. Em João Pessoa, capital da Paraíba, o ato anti-Dilma não recebeu mais de 100 participantes. Em Curitiba foram 10 mil, contra 60 mil em agosto, enquanto no Rio apenas 5 mil foram à Copacabana, contra 100 mil meses atrás.

Em São Paulo, o Instituto Plínio Corrêa de Oliveira, que homenageia o criador da TFP (Tradição, Família e Propriedade), levou uma banda que tocou o Hino Nacional. A baixa audiência não incomodou os ciclistas que foram para a Avenida Paulista neste domingo. A PM não havia divulgado o número de participantes até a publicação da matéria.

Ao menos 100 cidades do Brasil participaram dos protestos.

*Com Agências


Comentários

7 respostas para “Dilma se fortalece com o fracasso das manifestações pelo impeachment?”

  1. NINGUÉM ESTÁ CONSPIRANDO PELA QUEDA DA PRESIDENTE, OS ERROS DE ADMINISTRAÇÃO JÁ JUSTIFICAM O SEU IMPEDIMENTO! FORA DILMA, LULA NA CADEIA, PELA EXTINÇÃO DO PT E PELA CRIMINALIZAÇÃO DO MARXISMO-LENINISMO.

  2. SÓ PELAS MANIFESTAÇÕES SEREM REALIZADAS, JÁ PROVA QUE É UM SUCESSO. O PROCESSO DE IMPEACHMENT JÁ ESTÁ EM ANDAMENTO!

  3. COM UM GOVERNO QUE TEM SETENTA POR CENTO DE REPROVAÇÃO, JAMAIS VAI SE FORTALECER. ELA VAI SOFRER O IMPEDIMENTO, OUTRAS MANIFESTAÇÕES VIRÃO. MUITOS MARCHARAM DE GRAÇA, COMO TEM QUE SER! O PROTESTO A FAVOR DO IMPEACHMENT, NÃO É FEITO COM DINHEIRO PÚBLICO.

  4. a maioria do povo brasileiro elegeu a dilma para a presidencia do brasil,independente de qualquer coisa,ela tem o direito de cumprir o seu mandadto ate o fim,vamos respeitar a democracia,DIGA NÃO AO GOLPE CONTRA A DEMOCRACIA.

  5. Avatar de Ernani Lopes da Silva
    Ernani Lopes da Silva

    As manifestações pelo o que vi na televisão foi um fracasso. O povo está cansado de tantas mentiras desta politicagem contra a Dilma. O povo não é bobo. A voz do povo é a voz de Deus, só que desta vez a voz do povo foi silenciosa, não comparecendo as manifestações. O silêncio nessas horas fala mais alto. O povo está entendendo que tudo o que está acontecendo no Congresso contra a Dilma, está é atrapalhando a economia do país. Portanto, agora devemos acreditar que a economia vai melhorar.

  6. Avatar de CLAUDIO JOSÉ DINIZ
    CLAUDIO JOSÉ DINIZ

    Se o PMDB entregar todos cargos que tem no governo, o Brasil entra no eixo da prosperidade. Esse partido perdeu a sua história de partido sério. Ulisses Guimarães deve estar se contorcendo no caixão com as atitudes dos seus parlamentares na Câmara e no Senado.

  7. Avatar de cesar weinmann
    cesar weinmann

    Evidente que sim, e olha que ela não tocou no churrasquinho…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.