Após as declarações do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, que admitiu uma provável disposição governista em flexibilizar a medida provisória que altera o Código Florestal, a presidente Dilma Rousseff suspendeu as negociações do projeto até o fim da conferência Rio+20, que reunirá chefes de estado e representantes de diversos países do mundo a partir de amanhã, no Rio de Janeiro.
Segundo noticiado pelo portal do jornal Folha De S. Paulo, o Planalto quer evitar que as discussões sobre o projeto possam prejudicar a relação de Dilma Rousseff com os ambientalistas presentes na conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável.
De acordo com a publicação, o recado foi transmitido aos representantes da base governista na comissão instalada no Congresso para discutir a MP 571, montada para recompor trechos vetados pela presidente na atualização do Código Florestal.
O periódico também revela que Elvino Bohn Gass (PT-RS), presidente da comissão, foi ao Palácio do Planalto para tratar o assunto em reuniões fechadas. No último sábado, dia 9, Thomas Traumann, porta-voz da Presidência, afirmou que “o ministro não está autorizada a falar sobre a negociação sobre Código Florestal”.
Deixe um comentário