Neste domingo (25) os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão cinco horas e meia para resolver as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. A prova terá uma hora a mais de duração por conta da redação. Considerando o horário oficial de Brasília, os portões de acesso estarão abertos a partir das 12h e fecham às 13h, quando não será mais permitida a entrada de participantes. A prova começa a ser aplicada às 13h30, também no horário oficial.
A professora de redação e literatura Daniela Barbosa sugere que os participantes façam um esboço do texto logo no início do exame, selecionando os argumentos que serão defendidos e usar os 30 minutos finais para passar a redação a limpo.
Lembrando que para fazer o exame, é obrigatória a apresentação de um documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O candidato só pode deixar o local de prova depois de duas horas do início do exame. Quem quiser levar o caderno de questões para casa, terá que aguardar até 30 minutos antes do término do exame.
O primeiro dia da prova foi marcado por questões sobre feminismo, globalização e meio ambiente e também pelo baixo nível de abstenção da prova. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou que o índice de abstenção no primeiro dia de provas do Enem foi de 25,31%, em torno de 1,8 milhão, número menor do que o registrado em 2014.
Deixe um comentário