Há quatro anos, Brasileiros publicava uma extensa reportagem sobre a negritude do País, que se assumia com vigor no censo publicado em 2011 referente ao ano anterior, e que mostrava que 97 milhões de brasileiros assim se declaravam. Desde então, vários fatos demonstraram que o Brasil continua um País racista, tanto do ponto de vista informal quanto do institucional: a justiça segue mantendo padrões raciais, as pessoas ainda se diferem pela cor da pele em vários locais e todos os meses pipocam vídeos e fotografias com exemplos claros de racismo no País. Os tempos ainda são ruins, mas um dia como esta segunda-feira (20), em que a consciência negra é lembrada e caracterizada como importante para nós, relembramos também a reportagem de novembro de 2011.
Especial: o Brasil e seus 97 milhões de negros
Comentários
Uma resposta para “Especial: o Brasil e seus 97 milhões de negros”
-
Essa praga chamada racismo, esta enfermidade, se assim podemos chamar, enfermidade hereditária, nesta pátria amada chamada Brasil, continua mais evidente e forte do que nos não tão longínquos tempos da Princesa Isabel. O afrobrasileiro, ou melhor, o negro no Brasil somente se sobressai, se for cantor ou jogador de futebol, pois ao que reflete a realidade, o negro nestas duas profissões não tem cor. Ou parece que embranquece.
Quando os ditos “brancos” se deparam com negros em outras profissões, ou ocupações que para os brancos só “entram brancos” e negros e negras não tem vez, os brancos se espantam, ou duvidam da capacidade do afrobrasileiro que está ali.
Há racismo em tudo, em todas as camadas sociais. Desde o maternalzinho, o guri, já trás de casa o seu racismo aprendido em casa e leva para a escolinha, e sem dúvida alguma para a vida adulta.
BRASIL UM PAÍS 100% RACISTA, EM TODOS OS SENTIDOS!
Deixe um comentário