Exército começa a ajudar no combate à dengue nesta quinta

Os soldados do Exército brasileiro que ajudarão no combate à dengue em São Paulo começam sua atuação na próxima quinta-feira (23), de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. O Comando Militar do Sudeste também apoiará a prefeitura com dez médicos que trabalharão em regime de escala nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo dois profissionais por dia. A parceria foi firmada pelo prefeito Fernando Haddad no último dia 16.

Nesta quarta-feira (22), os militares receberam treinamento da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) a fim de identificar e exterminar os focos dos mosquito Aedes aegypti. Os soldados também estão sendo orientados a lidar com a população para que evitem a reprodução do mosquito transmissor da dengue.  O bairro do Limão, localizado na zona norte da cidade, será o primeiro a receber os reforços.

O último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, divulgado no dia 9 de abril, aponta 31.980 casos notificados de dengue em São Paulo, dos quais 8.063 foram contraídos na própria capital. Os dados referem-se ao período de 4 de janeiro a 28 de março. Para se ter uma ideia de como a situação é alarmante, no mesmo período em 2014 a cidade teve 7.861 casos confirmados.

No total, 50 militares foram disponibilizados pelo Comando Militar do Sudeste e, de acordo com a prefeitura, eles estarão divididos em dois turnos, sempre acompanhados por agentes de saúde do município. Uma tenda do Exército será montada próxima à UBS Dona Adelaide Lopes e distribuirá material educativo para a população, além de servir como um ponto de apoio para as equipes.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.