Em comemoração aos 461 anos de São Paulo, a Caixa Cultural abre neste sábado (24), véspera do aniversário da cidade, a exposição Paulistanos Ilustrados, do cartunista e caricaturista Paulo Caruso.
A mostra conta com 200 ilustrações, caricaturas e gravuras, que revelam a história da cidade e dos personagens por trás das avenidas e monumentos famosos.
Entre os retratados estão Ramos de Azevedo, Joaquim Eugênio de Lima, Oscar Freire, Frei Caneca, Prestes Maia, Gabriel Monteiro da Silva, Brigadeiro Luiz Antonio e Asa White Billings. O autor, Paulo Caruso, é paulistano formado em arquitetura pela Universidade de São Paulo e trabalhou em nos principais jornais e revistas do país.
Paulo cria, ao vivo, os desenhos do programa Roda Vida, na TV Cultura, desde 1986. Ele publicou 14 livros e recebeu vários prêmios, como o de melhor desenhista do ano de 1991, pela Associação Paulista de Críticos de Arte e Salão Carioca de Humor.
Entre as histórias contadas nas ilustrações da exposição estão a do revolucionário Frei Caneca, que gerou dificuldade em encontrar um carrasco que aceitasse enforcá-lo. Frei Caneca acabou sendo fuzilado. Outra passagem, conta a história do engenheiro canadense Asa White Billings, que enfrentou anos de burocracia para suprir o abastecimento de água da cidade no início do século 20.
São retratados também Ramos de Azevedo, que deu ares de metrópole à velha vila de tropeiros; o Doutor Arnaldo, fundador da Faculdade de Medicina de São Paulo e Fimno Amleto Meneghetti, morto aos 99 anos depois de décadas escalando telhados dos endinheirados paulistas para roubar-lhes um pouco do luxo e riqueza.
A exposição, que conta com o apoio da prefeitura de São Paulo, pode ser vista até o dia 1º de março na Caixa Cultural São Paulo, na Praça da Sé. A entrada é gratuita.
Deixe um comentário