A extensão da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) da CPTM até Varginha sofrerá mais um atraso. Segundo o jornal Estado de S. Paulo, a obra, prevista para o início deste ano, só será concluída no fim de 2018. O projeto prevê um aumento de 4,5 km ao custo de R$ 790 milhões.
A CPTM, estatal controlada pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB), encerrou os contratos assinados em 2013 com os consórcios responsáveis pela construção e decidiu fazer uma nova licitação para continuar a obra. A justificativa é se adequar às exigências do Ministério das Cidades, que financiará 60% do projeto.
De acordo com os contratos antigos, a obra deveria estar pronta no fim de 2015. A CPTM, no entanto, prorrogou o prazo em junho do ano passado e aumentou o valor dos contratos em 23,7%. Segundo o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, essas mudanças ocorreram porque o o governo Alckmin não havia conseguido a liberação de recursos do PAC, que exigia a modalidade de licitação por “preço unitário” de cada item da construção.
Deixe um comentário