Governo oficializa revogação de reorganização escolar em SP

Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

O governador de São Paulo. Geraldo Alckmin, PSDB, oficializou hoje, 5, a revogação da reorganização escolar por meio de decreto publicado no Diário Oficial. De acordo com o documento, está revogada a transferência dos funcionários da Secretaria da Educação. Ainda segundo o documento, a transferência valia “para casos que as escolas da rede estadual deixaram de atender um ou mais segmentos ou quando passaram a atender novos segmentos”. A proposta do governo era criar ciclos únicos para estudantes (Fundamental 1, Fundamental 2 e Médio), proposta que foi rejeitada pelos estudantes.

A decisão do governo foi tomada depois de uma série de protestos praticados por estudantes da rede pública, que decidiram, de forma pacífica, ocupar escolas em todo o Estado. As manifestações começaram em um colégio no ABC, Grande São Paulo, e logo se espalharam. Ontem, 196 colégios estavam ocupados, segundo a Secretaria da Educação. O sindicato dos professores, Apeoesp, afirmava que eram 205. Durante os protestos, a Polícia Militar foi ciriticada por agir com truculência com os estudantes que interditaram vias públicas da capital paulista.

Ontem, durante o anúncio da suspensão da reorganização escolar, Alckmin disse que vai dialogar com os pais e alunos no ano que vem sobre a proposta de rearranjo da rede de ensino estadual. Em 2016, de acordo com o governador, os alunos permanecerão em suas unidades.

Está marcado para amanhã, domingo, a Virada Ocupação, evento que reúne vários artistas em apoio aos estudantes. O local do evento só será divulgado uma hora antes das apresentações por meio de mensagem de celular para, de acordo com os organizadores, garantir a segurança das pessoas.


Comments

Uma resposta para “Governo oficializa revogação de reorganização escolar em SP”

  1. Avatar de Welbi Maia Brito
    Welbi Maia Brito

    Sensível ao apelo de pais e alunos, o governador Geraldo Alckmin decidiu suspender a reorganização das escolas para discutir durante o próximo ano com cada escola a melhor forma de fazer as mudanças. Um governante democrático age assim, revoga ou adia suas decisões para ouvir e esclarecer a população. Tenho certeza que esta medida fará que o apoio da comunidade escolar seja maciço às mudanças propostas pelo governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.