Governo paraguaio acusa Brasil de invasão de território em operação

Militar paraguaio nas águas do Rio Paraná - Foto: Reprodução/ abc.com.py
Militar paraguaio nas águas do Rio Paraná – Foto: Reprodução/ abc.com.py

O Ministério das Relações Exteriores confirmou neste sábado (1º) o recebimento de uma nota diplomática enviada pelo governo paraguaio sobre uma troca de tiros entre contrabandistas e militares brasileiros e paraguaios no Rio Paraguai. O Itamaraty informou ainda que responderá o documento na segunda-feira (3).

Segundo a nota enviada ao governo brasileira, os incidentes teriam ocorrido na terça (28) e quarta-feira (29), próximo à cidade de Salto del Guaira, na fronteira entre os dois países. O embaixador brasileiro em Assunção, José Felício, foi convocado na sexta-feira (31) pelo chanceler paraguaio para receber uma nota diplomática sobre o episódio.

De acordo com o governo do Paraguai, as Forças Armadas brasileiras invadiram o território do país durante operações de combate a delitos na fronteira. Militares brasileiros teriam identificado seis embarcações de contrabandistas com mercadorias que seriam trazidas para o Brasil. Os militares do Brasil teriam ainda trocado tiros com os contrabandistas a 100 metros da costa paraguaia.

Brasil nega invadir território

O governo brasileiro negou, na noite deste sábado (1º), ter invadido o território paraguaio durante operações militares realizadas na fronteira. O Ministério da Defesa informou que todas as ações referentes à operação foram feitas do lado brasileiro e que não houve incursão no lado paraguaio. Ainda segundo o ministério, o embiaxador do Brasil no Paraguai já informou ao governo do país que um inquérito será aberto para apurar as ocorrências. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.