Um dos maiores incêndios florestais da Amazônia vem dizimando terras indígenas a mais de dois meses. Bombeiros, guardas florestais e indígenas estão lutando contra o incêndio que se alastra pela floresta amazônica maranhense e já alcançou 100km de extensão. O governo estadual declarou estado de emergência em 11 terras indígenas na região.
De acordo com a ONG Greenpeace, a terra indígena Arariboia, de 413 mil hectares, já teve mais de 45% de seu território levado pelo fogo. A etnia mais afetada foram os Guajajara, onde grande parte da área foi coberta pelas chamas. Os AwáGuaja, tribo que vive isolada, também sofrem com o incêndio.
Ainda de acordo com a ONG, os madeireiros são os principais suspeitos pela propagação do fogo. Seria uma resposta às ações de monitoramento autônomo realizado pelos índios para impedir a extração de madeira ilegal.
A Funai destinou cerca de R$460,000 para conter o fogo e espera ter controle da situação até o final da semana que vem. O que fica claro, é que o governo precisa dar um auxílio especial aos indígenas e criar políticas públicas voltadas a preservação das terras indígenas.
Deixe um comentário