Inovação: Novas Forças do Mercado Brasileiro

Mais de 40 milhões de brasileiros ingressaram no mercado consumidor nos últimos sete anos. Com a nova configuração, a classe média representa hoje 103 milhões de pessoas. O fenômeno de mobilidade social em curso no País é terreno fértil para o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores. É para discutir esses desafios e compartilhar cases de sucesso nacionais e internacionais que a revista Brasileiros e sua divisão Seminários Brasileiros, em parceria com a consultoria de inteligência para a base da pirâmide Plano CDE, promovem o seminário “Inovação: Novas Forças do Mercado Brasileiro”.

O evento será realizado no dia 26 de outubro (sexta-feira), no Centro de Convenções Rebouças, das 8h45 às 16h, com patrocínio do Banco do Brasil, apoio da Finep e parcerias com Atitude Brasil, Catarse, CarbonoBrasil, Instituto Ethos, Akatu, Envolverde, Popai e Instituto de Ética nos Negócios.

O propósito do seminário é mostrar e discutir exemplos criativos e sustentáveis de soluções para atender às necessidades dos novos consumidores. Entre os palestrantes confirmados no evento estão o gerente de Oportunidades para a Maioria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luiz Ros, responsável por 40 projetos de inclusão financeira e social em 18 países da América Latina, e o especialista em microfinanças Kabir Kumar, ligado ao Banco Mundial e responsável por aplicar ferramentas tecnológicas à inclusão bancária.

O vice-presidente do Banco Gerador, Ademir Cossiello,  irá contar sua experiência na concessão de microempréstimos a partir de parcerias com donos de mercadinhos de bairros. Além de serem tomadores de crédito, os pequenos empresários oferecem informações sobre bons clientes, que pagam as contas em dia mas ainda não possuem conta bancária. Com o apoio do BID, o Banco Gerador fomenta negócios que possam melhorar as condições de vida de populações de baixa renda.

Além das palestras dos especialistas, haverá painéis na parte da manhã e da tarde em que se discutirão cases inovadores, que mostram como é possível atender às necessidades dos consumidores de baixa renda em larga escala. Coca-Cola, Eletropaulo e SERASA são algumas das empresas que irão apresentar modelos bem-sucedidos de inclusão.

Quando: 26 de outubro de 2012, das 8h45 às 16h
Onde: Centro de Convenções Rebouças. Av. Rebouças, 600, São Paulo
Quanto: entrada gratuita. O evento terá também transmissão ao vivo pelo site da Brasileiros

Confira a seguir a programação:

Programação
08h45: Welcome coffe

09h00: Abertura – Luciana Aguiar, sócia diretora da PlanoCDE

09h30: Palestra de Abertura – Luiz Ros, responsável pelo programa de Oportunidades para a Maioria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

11h00: Painel 1 Projetos Inovadores para ganhar mercado e atender às necessidades da base da pirâmide
Claudia Lorenzo, diretora de Negócios Sociais da Coca-Cola Brasil
José Cavaretti, gerente de Novos Mercados da AES Eletropaulo
Rodrigo Fonseca, Chefe de gabinete da presidência da Finep

12h30: Intervalo para almoço

14h30: Painel 2Plataformas para o acesso e o bom uso dos instrumentos financeiros pelos novos consumidores
Kabir Kumar, especialista em Microfinanças do Grupo Consultivo de Assistência à Pobreza (CGAP), Banco Mundial
Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e chairman da Experian América Latina
Ademir Cossiello, vice-presidente do Banco Gerador
Luiz Augusto de Souza Ferreira, presidente do Conselho de Administração do São Paulo Confia – Banco de Microcrédito do Município de São Paulo

16h00: Encerramento

LEIA MAIS
Luiz Ros: “Empresas não olham para classes D e E como core business”
Luciana Agiar: “Empresas têm que impactar positivamente a vida do novo consumidor”



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.