A sede do Instituto Lula, em São Paulo, sofreu um ataque com um artefato explosivo na noite dessa quinta-feira (30). De acordo com uma nota oficial, o objeto foi arremessado contra o prédio do Instituto de dentro de um carro e não houve feridos.
Em março deste ano, a sede do diretório zonal do PT, no centro de São Paulo, e a sede de Jundiaí, no interior do estado, também foram alvos de explosivos.
O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, conversou pela manhã desta sexta (31) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre o ataque. Segundo a secretaria, a perícia foi determinada e as investigações policiais já começaram.
Em nota, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, classificou o ataque ao instituto como uma “agressão à democracia”. “São inaceitáveis esses atos de violência e intolerância no nosso país”, disse Rossetto, que defendeu imediata apuração do ocorrido. “O Brasil tem um histórico de diálogo pacífico e rejeição a atos violentos, que esperamos que continue e seja ampliado”, disse o ministro.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que acionou a Policia Federal para colaborar nas investigações do atentado.
Ele disse que foi informado sobre o caso e comunicou logo o diretor-geral da Policia Federal, Leandro Daiello, para “ver se cabe à Policia Federal fazer alguma coisa”. Ele quer que a instituição dialogue com autoridades paulistas para, “dentro das nossas competências, analisarmos o que aconteceu e tomarmos decisões”, disse o ministro, no Rio de janeiro.
Cardozo confirmou que podem ser necessárias medidas protetivas para o instituto, diante da hipótese de atentado político, onde atua o ex-presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva.
“Evidentemente, é uma situação que merece investigação, e claro, identificados os autores de uma iniciativa dessa natureza, é necessário puni-los”, completou.
Por meio de nota, a bancada dos vereadores do PT de São Paulo se manifestaram:
“A bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de São Paulo repudia veementemente o ataque fascista que atingiu a sede do Instituto Lula.
O presidente Lula fez um governo vigoroso e impactante que transformou o Brasil em um país reconhecidamente melhor e nos fez respeitados no mundo todo.
Com o presidente Lula o povo trabalhador antes esquecido assumiu o protagonismo na vida política nacional e é isso que incomoda sobremaneira a parcela mais atrasada da elite brasileira.
Solidarizamo-nos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com a direção e os colaboradores do Instituto Lula e exigimos da Secretaria de Segurança Pública, das Polícias Militar e Civil do Estado de São Paulo e do Ministério da Justiça a apuração imediata do atentado terrorista contra o Instituto e a condenação inconteste dos responsáveis por este crime político que atinge a todas as instituições que lutam pela democracia no Brasil.
Viva a democracia !
Vereadora Juliana Cardoso – Líder da bancada dos vereadores do PT na cidade de São Paulo”
O ex-senador do PT e atual secretário de Direitos Humanos de São Paulo, Eduardo Suplicy, também se pronunciou contra o ataque, por meio do Facebook:
“Expresso minha solidariedade ao presidente Lula e aos diretores do Instituto Lula em função do atentado a bomba sofrido na noite dessa quinta feira, às 22h. Condeno veementemente os atos de violência. É mais do que legítimo e nossa Constituição assegura a liberdade de expressão e de manifestação, sempre de maneira pacífica. O aprimoramento da democracia no Brasil requer atitudes civilizadas e de respeito a todos os seres humanos.”
Assista o vídeo das câmeras de segurança do Instituto Lula:
Assista o vídeo das câmeras de segurança do Instituto Lula no momento que artefato explosivo é arremessado de dentro de um carro contra o prédio da sede http://old.brasileiros.com.br/Gy585
Posted by Revista Brasileiros on Friday, July 31, 2015
Deixe um comentário