JUCA reúne mais de seis mil estudantes de comunicação em Sorocaba

No último feriado de Corpus Christi, entre os dias 26 e 29 de maio, Sorocaba foi invadida pelas universidades de comunicação do Estado de São Paulo. A cidade do interior paulista foi palco da 23ª edição dos Jogos Universitários de Comunicação e Arte (JUCA). Foram quatro dias de festas e jogos entre oito faculdades: PUC – São Paulo, Anhembi Morumbi, Belas Artes, Cásper Líbero, ECA-USP, Mackenzie, Metodista, PUC-Campinas.

A universidade de Comunicação do Mackenzie se consagrou campeã e levou o caneco pela 15ª vez.  Entre as modalidades disputadas, estavam natação, basquete, futebol de campo, futsal, vôlei, handebol, tênis, rugby, xadrez e tênis de mesa.

Mackenzie ganhou o JUCA pela 15 vez
Mackenzie ganhou o JUCA pela 15 vez

Brasileiros patrocina o time futebol da PUC-SP nas modalidades de campo e salão. No campo, o desempenho dos chamados Cachorros Loucos foi memorável, a equipe comandada por Alexandre Alves, também técnico do futsal, foi vice-campeã e deixou Sorocaba com a segunda melhor campanha da PUC-SP da história – a melhor se deu em 2008, quando os cachorros levaram a medalha de ouro.

Em 2016, a história quase se repete. Nas quartas de finais, os paulistas derrotaram o seu principal rival, a PUC – Campinas,  por um placar de 3 x 1. O confronto contou com o fervor das torcidas de ambas as equipes, que protagonizaram uma bela festa. No final da partida, a equipe da capital se saiu melhor e pôde entoar os gritos da torcida paulista de “PUCCAMP, para sempre filial!.”

Na semifinal,  o confronto foi contra o até então campeão Mackenzie. O jogo foi muito disputado e decidido apenas nos pênaltis. Com grandíssima atuação do goleiro Renan Simões, que defendeu duas cobranças e foi premiado como o melhor em campo pela segunda vez no JUCA, a PUC-SP garantiu sua vaga na final e uma medalha de prata inédita.

A final foi contra a forte Cásper Líbero e o confronto foi decido nos pênaltis. Após o tempo normal muito disputado e a prorrogação travada por muito suor e superação de ambas as equipes, a Cásper se tornou campeã nos pênaltis. Mesmo com a derrota, o time azul e amarelo saiu de cabeça erguida de campo e muito aplaudido. A campeã Cásper Líbero conquistou o título merecidamente, há anos que batia na trave o ouro.

No futsal, a PUC perdeu por um placar de 3×2 logo nas quartas de finais. Em um jogo muito intenso também contra a Cásper Líbero,  a equipe da PUC-SP errou em dois lances cruciais e não conseguiu seguir em frente na competição. O resultado não abalou os jogadores, que seguem o ano de cabeça erguida e motivados para disputar o restante dos torneios universitários.

No geral, o JUCA reuniu mais de 6.000 estudantes em Sorocaba, que durante o dia ocupavam os ginásios e campos da cidade para torcer e disputar diversos jogos. Na parte da noite, todos se reuniam nas festas organizadas pela Usina Universitária, que trouxe como atrações principais o rapper Emicida, a banda CPM22, e a Cantora Valesca Popozuda.

Depois de quatro dias de muito esporte, emoção e integração entre as faculdades, a cidade de Sorocaba volta a seu cotidiano normal, sem a presença de jovens uniformizados com as cores de suas faculdades andando e catando pela cidade 24 horas por dia.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.