A Justiça ordenou nesta segunda-feira (2) que a partir das 14h as operadoras de telefonia bloqueiem o aplicativo WhatsApp em todo Brasil pelo período de 72 horas. A decisão é do Juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto, em Sergipe.
De acordo com o Tribunal de Justiça, “o magistrado atendeu a uma medida cautelar ingressada pela Polícia Federal, com parecer favorável do Ministério Público, em virtude do não atendimento da determinação judicial de quebra do sigilo das mensagens do aplicativo.
A decisão se da mesmo após o pedido de prisão do representante do Facebook no Brasil, após rede social não cumprir ordem judicial por troca de informações sobre crime organizado e tráfico de drogas. Vale lembrar que o aplicativo pertence ao Facebook.
Em dezembro, o aplicativo foi suspenso no Brasil por 48 horas devido a uma investigação criminal. O bloqueio não durou 48 horas e foi visto como uma represália da Justiça contra o WhatsApp por ter se recusado a cumprir a determinação de quebrar o sigilo de dados trocados entre investigados.
O pedido de quebra de sigilo tinha por objetivo a investigação criminal sobre crime organizado de tráfico de drogas, na cidade de Lagarto. As operadoras brasileiras já receberam a notificação e estão sujeitas a pagar uma multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento.
Mais:
Bloqueio do WhatsApp no Brasil volta a colocar Telegram em evidência
Deixe um comentário