Justiça suspende reintegração de posse de escolas ocupadas em São Paulo

Para a Justiça, Alckmin trata com truculência quem deveria proteger - Foto: EBC
Para a Justiça, Alckmin trata com truculência quem deveria proteger – Foto: EBC

O juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi, da 5ª Vara de Fazenda Pública, suspendeu na noite de sexta-feira a reintegração de posse das 11 escolas ocupadas no Estado de São Paulo por alunos da rede pública contrários ao fechamento de 94 unidades por parte do Governo do Estado.

A decisão revoga outra, do próprio Bedendi, que ainda ontem dava um prazo de 24 horas para que os alunos desocupassem os prédios, ou as pessoas seriam “retiradas coercitivamente”. Mas diante de um recurso do sindicato dos professores (Apeoesp), o juiz reconsiderou.

De acordo com Bedendi, os alunos não querem tomar para si as escolas, mas protestar em nome de uma negociação com o Estado ao buscar “maior participação da comunidade no processo decisório da gestão escolar.”

Afirmou o juiz: “A questão é mais ampla e profunda, a merecer melhor atenção do Executivo”, alertou. “De que adianta a jurisdição, nesse caso, se não estará a promover a solução do caso concreto, com a pacificação social?”

Ele pede que o governo deixe a truculência de lado e procure uma solução menos “traumática”, uma vez que é dever da administração pública a “prestação do serviço educacional e a integridade física de menores.”

E conclui: “toda essa argumentação reforça a ideia de que não se está a tratar de posse, mas de uma questão de política pública.”

Até agora, 11 escolas estão ocupadas, segundo a Apeoesp. São elas: E.E. Antonio Adib Chammas (Santo André); E.E Castro Alves (Mandaqui); E.E. Diadema; E.E. Dona Ana Rosa Araújo  (Vila Sonia); E.E. Fernão Dias Paes (Pinheiros); E.E. Godofredo Furtado (Vila Madalena); E.E. Heloísa Assumpção (Osasco); E.E. Oscavo de Paula (Santo André); E.E. Pio Telles Peixoto (Vila Jaguara); E.E. Salvador Allende (Cohab José Bonifácio); E.E. Valdomiro Silveira (Santo André)


Comentários

7 respostas para “Justiça suspende reintegração de posse de escolas ocupadas em São Paulo”

  1. Avatar de PAULO SERGIO
    PAULO SERGIO

    Toda manifestação é válida até quando não prejudica outros.
    http://emagrecernow.com.br/

  2. Se você é tão cego para ver o que o Alckimin está fazendo com SP, dizendo que isso é ato manipulado pelo PT, me desculpa, não tem alienação maior.

  3. Partido político? brincadeira! um aluno é transferido de uma escola ao lado de casa, vai para outra que necessita de ônibus, e isso é ato político. Se informe primeiro para depois opinar.

  4. Parece que os estudantes não são todos petistas,portanto sua posição que querem desacreditar o governador politicamente é a que ele sempre usa antes com os professores e agora com os alunos. Estranha a força do PT que conforme a propaganda eleitoral do PSDB ninguém aguenta mais. Kkkk

  5. Avatar de Welbi Maia Brito
    Welbi Maia Brito

    Os protestos contra a reorganização das escolas estaduais que está sendo implementadas pelo Governo de SP são atos políticos organizados pelo PT com o único objetivo de colocar a opinião pública contra o governador Geraldo Alckmin. Eles não se preocupam com a educação, só querem desgastar a imagem do governador. A mentiras espalhadas pela Apeoesp e a participação do MTST e outros movimentos ligados ao PT nesses atos é a prova disso.

    1. Avatar de Clara Ederlyi Damiani
      Clara Ederlyi Damiani

      Nosso movimento não tem base em partido nenhum. Não há direita ou esquerda aqui, apenas lutamos por nossos direitos. Pense fora da alienação, pense sem partidos, quem sabe assim entenda melhor o que acontece no país. Não é só o PT que é uma merda, sabe? Se olhar o governo Alckmin, vai entender bem o que quero dizer. Ou acha que a crise da água foi por falta de chuva? lol

    2. Avatar de Lester Kanopf
      Lester Kanopf

      Mas vai ser BURRO assim no inferno hein. Aproveita e se matricula em alguma escola na sua cidade antes que ela feche.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.