Lava Jato: PF executa mandados em 6 Estados e no Distrito Federal

Policiais participam de nova fase da Operação Lava Jato. Foto: Foto: Cristina Índio do Brasil/Fotos Públicas (22/02/2016)
Policiais participam de nova fase da Operação Lava Jato. Foto: Foto: Cristina Índio do Brasil/Fotos Públicas (22/02/2016)

A Polícia Federal realiza nesta sexta-feira (26) sete mandados de condução coercitiva (quando a pessoa é levada para prestar depoimento e depois liberada) e 44 mandados de busca em nova fase da Operação Lava Jato, chamada de O Recebedor.

A ação ocorre simultaneamente nos Estados do Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal. Agentes do Ministério Público Federal em Goiás participam do trabalho.

As buscas intensionam captar provas do pagamento de propina para a construção das ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste, bem como da prática de cartel e lavagem de dinheiro ilícito obtido por meio do superfaturamento de obras públicas.

Apenas em Goiás, no trechos relativos à construção da Ferrovia Norte-Sul, o desvio é avaliado em mais de R$ 630 milhões.

De acordo com as investigações, as empreiteiras faziam pagamentos regulares, por meio de contratos simulados a um escritório de advocacia e a mais duas empresas sediadas em Goiás, que eram utilizadas como fachada para maquiar a origem lícita do dinheiro, proveniente de fraudes em licitações públicas.

Todos os investigados responderão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.