O mercado editorial no Brasil cresceu 0,92% em 2014, segundo dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da Câmara Brasileira do Livro (CBL). No entanto, em valores atualizados com a inflação, o setor registra queda de 5,16% no ano, a maior em dez anos. Antes, a maior queda tinha sido registrada em 2012, quando o crescimento foi 2,6%. Ao todo, o setor faturou R$ 5,4 bilhões no ano passado.
Pesquisa encomendada pelas entidades mostra que a tiragem média de livros cresceu 9,3%, revelando que a aposta das editoras, no ano passado, era arriscar o mínimo possível com novos títulos. Em 2014, foram produzidos 501,3 milhões de livros, ante 467,8 milhões em 2013.
Por outro lado, os livros digitais, que correspondem a uma fatia pequena do mercado editorial, se mantém em alta. O faturamento passou de R$ 13 milhões em 2013 para R$ 17 milhões em 2014, considerando apenas os e-books produzidos no país. Para avaliar o setor digital, os órgãos do setor vão fazer no ano que vem o Censo do Livro Digital.
A pesquisa sobre o mercado editorial, divulgada hoje, foi elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo, com base em uma amostra com 733 editoras cadastradas pelas entidades.
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