MP se afasta de promotor que ironizou questão do ENEM

Em publicação deletada do Facebook, promotor diz que mulher nasce "baranga" - Foto: Reprodução
Em publicação deletada do Facebook, promotor diz que mulher nasce “baranga” – Foto: Reprodução

O Ministério Público de São Paulo divulgou uma nota oficial em que se descola das declarações polêmicas do promotor de Justiça de Sorocaba (SP), Jorge Marum, que ficou nacionalmente conhecido no final de outubro por ironizar uma questão do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) crítica à violência contra a mulher. Na ocasião, o promotor escreveu em sua página no Facebook que “mulher nasce uma baranga francesa que não toma banho, não usa sutiã e não se depila”. A ironia se refere ao trecho da obra da escritora francesa Simone de Beauvoir, segundo o qual “não se nasce mulher, torna-se mulher”.

De acordo com o MP, “a referência não corresponde ao posicionamento institucional e tampouco se aproxima dos ideais do Ministério Público”, diz a nota, que lembra a atuação do órgão na “orientação a vítimas”, campanhas de conscientização, seminários “e até a criação de Promotoria de Justiça especializada no enfrentamento de toda e qualquer forma de violência e de discriminação”. E arremata: “A manifestação do membro da Instituição somente pode ser tida como expressão de sua opinião e sem qualquer relação com a Instituição.”

Após atentado a instituto do ex-presidente, Marum faz nova "ironia": "Morra Lula!" - Foto: Reprodução/Facebook
Após atentado a instituto do ex-presidente, Marum faz nova “ironia”: “Morra Lula!” – Foto: Reprodução/Facebook
Também professor de direito da Faculdade de Direito (FADI), em Sorocaba, Marum deletou a mensagem e disse que foi apenas irônico. O promotor, tem, no entanto, histórico de mensagens que destila ódio à esquerda. No dia 1º de agosto, desejou a morte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a notícia de que seu instituto sofrera um atentado à bomba. Ele escreveu que na novela “O Bem Amado” um personagem desviava a atenção “das suas safadezas” gritando “cara a cara ‘Morra odorico, ladrão de cavalo!!!’ Morra Lula!”.

Em outra publicação, sugere que o símbolo a Olimpíada do Rio seja o Pixuleco, boneco inflável de Lula vestido de presidiário que ficou famoso nas manifestações pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Ele também chamou de “corajoso promotor” o ex-petista Hélio Bicudo, signatário do pedido de impeachment.

Em atualização nesta terça-feira (3), Marum compartilhou um link em que acusa o comunismo de ser “uma estratégia para a destruição do ocidente”.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.