Em desfile no Theatro São Pedro, em São Paulo, o estilista Ronaldo Fraga surpreendeu de novo na São Paulo Fashion Week. Desta vez, escalando casting de 28 mulheres transexuais, operadas ou não, para apresentar sua nova coleção. Fraga é assim mesmo, gosta de romper estereótipos de beleza com inteligência e forte dose de emoção. Por isso, em seus desfiles costuma privilegiar histórias ligadas à identidade social e cultural do Brasil.
Mas ele já se inspirou na vida e obra do artista plástico Arthur Bispo do Rosário e da estilista Zuzu Angel. Gosta de se fazer valer da literatura e da música para criar suas roupas: Guimarães Rosa, Mario de Andrade, Noel Rosa já foram lembrados pelo estilista.
Difícil se esquecer do desfile em que o estilista criou uma performance com idosos e crianças como modelos, com poemas de Drummond. Além do corte preciso e da elegância da combinação de cores, as coleções de Fraga também têm em comum a relação com o presente e a memória. Nesta edição da SPFW, o estilista comove a plateia ao apresentar suas modelos trans.
Para saber mais sobre gênero e transexualidade, acesse
Assista ao minidoc da Brasileiros aqui
Deixe um comentário