Morreu na manhã desta terça-feira (20), na Casa de Saúde São José, na zona sul do Rio de Janeiro, a atriz Yoná Magalhães, de 80 anos. Ela estava internada desde o dia 18 de setembro, no Centro de Tratamento Intensivo em função de problemas cardiológicos. Com participação em filmes como Deus e o Diabo na Terra do Sol, clássico do mestre do cinema brasileiro Gláuber Rocha, a atriz começou sua carreira artística para ajudar o pai desempregado.
Yoná nasceu em 1935 e começou sua trajetória na rádio e TV Tupi em 1954, interpretando pequenos papéis e trabalhando no figurino. Anos depois foi morar em Salvador, na Bahia, e com o grupo teatral A Barca participou de diversos trabalhos da TV Itapoã. Voltou para o Rio em 1964 e trabalhou em peças de peso, como Vestido de Noiva, com texto de Nelson Rodrigues e direção de Sergio Cardoso, e Terror e Miséria no Terceiro Reich, de Bertolt Brecht.
Em meados dos anos 1980, Yoná Magalhães integrou a TV Globo e interpretou papéis de sucesso, como Matilde, a dona de boate da novela Roque Santeiro (1985), considerada a maior da história da emissora. Em 1987 fez o papel da exuberante Índia do Brasil na novela O Outro. Um detalhe é que, após o sucesso de Roque Santeiro, a atriz foi convidada a posar nua aos cinquenta anos.
Mais recentemente Yoná trabalhou em novelas de sucesso, como A Padroeira, de Walcyr Carrasco, Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva e Paraíso Tropical, Gilberto Braga e Ricardo Linhares.
Deixe um comentário