Mulheres ganham menos e estudam mais

Mesmo com todas as batalhas e conquistas, as mulheres seguem em desvantagem. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as trabalhadoras recebem, em média, o equivalente a 70,4% do salário médio dos homens. O levantamento feito no ano de 2011 para a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), e divulgado nesta sexta-feira, dia 21, mostra ainda que – paradoxalmente – elas têm um nível de escolaridade maior em todas as idades.

Apesar de ainda incômoda, em uma sociedade que se entende por igualitária e cobra os mesmos ônus para ambos os sexos, a disparidade salarial vem diminuindo. Em 2011, o salário médio delas era de R$ 997 e deles, de R$ 1.417. Na pesquisa de 2009, o salário médio das mulheres alcançava apenas 67,1% do dos homens.

Já sobre a questão da Educação, a diferença é menor. Enquanto as mulheres economicamente ativas têm, em média 7,3 anos de estudo, os homens têm 7,1. O resultado é mais significativo quando considerados os brasileiros da faixa de 20 a 24 anos. Elas têm 10,2 anos de estudo em média, enquanto eles têm 9,3.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.