A nova vida dos taxistas de SP, proibidos de usar jeans e falar de política

Taxistas estacionam em frente à Câmara Municipal de São Paulo em protesto contra a Uber - Foto: EBC
Taxistas estacionam em frente à Câmara Municipal de São Paulo em protesto contra a Uber – Foto: EBC

Desde segunda-feira (18) os taxistas de São Paulo estão proibidos de discutir política, futebol e religião. Palavrão, nem pensar. É que entrou ontem em vigor o novo código de conduta da categoria, criado depois da popularização do Uber, aplicativo concorrente dos taxistas conhecido por seus carros de luxo e tratamento vip dispensado aos clientes.

A partir de agora, motoristas que usarem calça jeans ou for denunciado por falar com o passageiro sobre assuntos polêmicos podem receber uma multa de R$ 35,52.

Taxista há 40 anos, José Fausto dos Santos foi de calça jeans trabalhar ontem, conta o jornal Agora. “Para mim, estava tudo certo”, disse ele ao ser advertido pelo agente do Departamento de Transportes Públicos (DTP), que foi compreensivo: “Ele só errou mesmo na calça. O cara não é estilista, né?”

Por enquanto, os taxistas passarão por um tempo de adaptação, período no qual o DTP só vai orientar os motoristas, sem aplicar multa.

Quem não quiser usar social dos pés à cabeça terá a opção de vestir um traje esporte fino, que inclui calça jeans escura com “corte social” e bolsos retos, “em faca”. Em Santana, o taxista Marcos Antonio da Cruz acertou. “Comprei quatro! Já estão com a barra feita.”  


Comentários

4 respostas para “A nova vida dos taxistas de SP, proibidos de usar jeans e falar de política”

  1. Isso se chama cerceamento do direito de pensamento e livre expressão, garantido pela constituição! Será que os comunistas estão no gov de sampa?

  2. Avatar de GILDO DE LIMA
    GILDO DE LIMA

    S.M.J., bom de discutir a constitucionalidade da medida nos Tribunais. Parece- me, salvo entendimento melhor, censura, cerceamento de liberdade de expressão. Óbvio, antes de quaisquer contestação ao postado, TUDO se o passageiro concordar em conversar. Caso contrário, não acredito que o taxista irá falar sozinho, como louco. A medida, a priori, parece medo das “ortoridades” (in)competentes de que o povão discuta “puliTI(TI)CA” e a indignação já bastante grande aumente. Dando certo o cerceamento, as ditas “ortoridades” (in)competentes tentarão outros segmentos da sociedade. A Venezuela é aqui!

  3. Avatar de armandosilvafotografia@hotmail.com
    armandosilvafotografia@hotmail.com

    Muita cobrança para o taxista legalmente estabelecido e o taxista é tão ignorante que se deixa levar por uma corja de bandidos no poder, a Uber x para quem não sabe está derrubando as corridas até mesmo dos aplicativos ou seja para a categoria desunida e seu sindicato pode ser o fim dos dias…. aproveitem os donos dos alvarás suguem o que tiver que sugar de seus barras pois a bola da vez será outro proprietário e informal e clandestino…um viva para os fortes….Brasil pátria abandonada….

  4. E para onde devemos denunciar em caso de assuntos polêmicos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.