Novo secretário da Educação diz que vai respeitar vontade dos estudantes

Governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o novo secretário de Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini (à edir.). Foto: Ciete Silvério/ Fotos Públicas (22/01/2016)
Governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o novo secretário de Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini (à edir.). Foto: Ciete Silvério/ Fotos Públicas (22/01/2016)

O novo secretário estadual da Educação, José Renato Nalini, de 70 anos, disse em entrevista ao jorna Folha de S.Paulo que vai respigar a vontade de pais e estudantes antes de tomar decisões a respeito da reorganização escolar. “Se a escola não quiser, não vai ter”, disse.

Não era de se esperar menos da sova direção da secretaria. Após a proposta reforma unilateral ser imposta pelo governo de Geraldo Alckmin a professores, estudantes e pais, gerando uma onda de protestos pelas ruas da capital e de outra cidades que culminou com atos de violência por parte da Polícia Militar contra jovens que reivindicavam seu direito de escolha, o governador anunciou  a suspensão da reforma.

A reforma de Alckmin considerava fechar 92 escolas e transferir 310 mil estudantes sem nunca ter feito nenhuma consulta com os que seriam diretamente afetados.

O novo secretário firmou ainda que pretende cortar gastos com transporte, merenda e manutenção e usar a verba para aumentar salário de professores.  Ademais, ele afirmou já conhecer a opinião de professores e diretores, mas que quer saber o que pensma alunos e pais. Vamos acompanhar.


Comentários

4 respostas para “Novo secretário da Educação diz que vai respeitar vontade dos estudantes”

  1. Concordo Sidney. Infelizmente discursos bonitos e palavras comedidas não minimizam a realidade de descaso em que se tornará a educação a partir destas medidas. Há muito tempo se fala em gestão democrática, em trazer a comunidade para a escola, mas estas ações não podem ter como norteador a queda da qualidade/distribuição de merenda ou transporte, uma vez que a manutenção regular e qualitativa ainda não é realidade em muitas escolas! Estamos retrocedendo em nossos avanços ?

  2. Avatar de Welbi Maia Brito
    Welbi Maia Brito

    O governador Geraldo Alckmin acertou na escolha do novo Secretário da Educação. O desembargador José Renato Nalini é professor há 40 anos e trabalhou quase toda sua vida no serviço público. Preparado, experiente, e aberto ao diálogo. Tenho certeza que conseguirá dar um grande salto na qualidade ao ensino público paulista.

  3. Avatar de sidney carvalho
    sidney carvalho

    É FACIL SAIR EM FOTO SORRIDENTE, DIFICIL É OLHAR O CAOS QUE SE ENCONTRA A EDUCAÇAO, NO MAIOR ESTADO BRASILEIRO, E PROPOR MUDANÇAS SERIAS E PENSADAS COM O CONJUNTO DE TRABALHADORES ALUNOS E COMUNIDADE

  4. Avatar de sidney carvalho
    sidney carvalho

    como assim? vai descobrir um santo pra cobrir outro? como os alunos chegam sem transporte?, como aprendem sem se alimentarem com a parca merenda? e como os prof darao aulas em escolas caindo aos pedaços sem manutencao? E COMO CONSTRUIR UMA ESCOLA SEM MELHORES SALARIOS? ora o novo secretario, ou nao entende de educaçao ou esta brincando com a gente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.